A Polícia Civil informou que apura as causas e busca identificar os possíveis autores do incêndio que atingiu 200 hectares no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de Santa Catarina, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O fogo teve início na tarde desta segunda-feira (25) e foi extinto totalmente na manhã desta terça-feira (26). As informações são do g1 SC

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O parque já foi alvo de incêndio em outras ocasiões e, segundo o coordenador do lugar, o biólogo Marcos Maes, há um padrão entre os episódios.

— Há fortes indícios de que seria uma represália em relação a ações que o parque vêm realizando de recuperação ambiental dessas áreas, principalmente com retirada da espécie exótica invasora do pinus — diz. 

Conforme o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o incêndio impacta vegetação de restinga, onde habitam animais como cágados e jabutis; cachorro-do-mato; gato-do-mato; anta; ouriço-cacheiro; cobra-coral; cobra-cipó; lagarto teiú; jacaré-de-papo-amarelo, além de diversas espécies de aves.

Continua depois da publicidade

De acordo com o órgão, não é possível verificar quantos animais foram afetados pelo incêndio.

Confira as imagens do incêndio

Entenda

 O incêndio na vegetação do Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, atingiu 200 hectares e teve início na tarde desta segunda-feira. 

Ao todo, 31 integrantes atuaram no combate ao incêndio. Além de equipes de Palhoça, São José e Santo Amaro da Imperatriz, também trabalharam no local a Aeronave Arcanjo-014 e a Aeronave Águia, da Polícia Militar de Santa Catarina.

Imagem aérea mostra dimensão de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça

O primeiro foco foi identificado na localidade Passagem do Maciambu, e um segundo foco na Pinheira, na Rodovia Evádio Paulo Broering. Na segunda-feira, um trecho da BR-101, que liga a rodovia às praias da região Sul, foi parcialmente interditado por conta dos riscos a motoristas. Ainda não há informações da causa do incêndio.

Os focos foram totalmente extintos na manhã desta terça-feira. Segundo os bombeiros, uma equipe fará o monitoramento da área nas próximas horas, além de rondas na região.

Continua depois da publicidade

A Serra do Tabuleiro abrange oito cidades na Grande Florianópolis. No local, há espécies raras que não estão sob nenhum mecanismo de proteção e possuem uma distribuição restrita. No início de dezembro, outro incêndio também atingiu a região.

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

Bombeiros usam drone e mergulhadores em 4º dia de buscas por menina que caiu em rio em SC

Da geada aos 30°C: confira a previsão do tempo em SC para esta quarta