A morte de uma criança em Guatumbu, no Oeste de Santa Catarina, está sendo investigada pela Polícia Civil do município. A menina, de quatro anos, teria sido encontrada inconsciente pela mãe na noite de domingo (20) e levada ao hospital, que constatou a morte.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, a mãe da criança foi presa em flagrante por suspeita de agressão. Na manhã de segunda-feira (21), entretanto, exames preliminares não teriam confirmado que a morte teria sido causada pela agressão, de acordo com o delegado da Polícia Civil de Chapecó, Luiz Schaffer, que assumiu o caso. A mãe foi solta e deve continuar em liberdade provisória até que as investigações sejam retomadas.

O delegado afirma que aguarda a chegada do laudo emitido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) para dar continuidade ao processo.

— Eu vou ter que esperar os laudos para dar um pronunciamento final sobre isso, para que a gente possa concluir se ela [a mãe] teve alguma responsabilidade pela morte — disse.

Schaffer ressaltou que ainda é cedo para afirmar algo, já que as circunstâncias também serão levadas em conta durante as investigações.

Continua depois da publicidade

— Pode ter tido a crise de alguma doença e o fato de a mãe ter agredido pode ter agravado e levado ela à óbito. Isso é tudo conjuntura. A gente depende do laudo para avaliar se a conduta da mãe influenciou ao ponto de causar a morte da criança — explicou.

Entenda o caso

Em relato feito pela mãe, a criança teria sido encontrada inconsciente. A mulher teria levado a menina ao hospital, a Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Caxambu do Sul, mas médicos da unidade constataram que ela já estava sem vida.

A Polícia Civil foi acionada pela unidade ainda na madrugada de segunda (21) por conta de hematomas encontrados no corpo da menina. Em depoimento, ela teria relatado que bateu na menina, conforme informado pelo delegado.

A suspeita inicial era de que a morte teria sido causada em função da agressão, mas a linha de investigação irá depender dos laudos emitidos pelo IGP.

Continua depois da publicidade

Leia mais informações sobre Guatumbu e a região Oeste de Santa Catarina