Um motorista de aplicativo e a passageira, que ia prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram abordados pela Polícia Militar, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, na tarde deste domingo (11). Os dois entraram com o carro em alta velocidade, na Rua Anita Garibaldi, onde ficava a entrada para as provas.
Continua depois da publicidade
A estudante, que não quis se identificar, chegou atrasada para as provas deste domingo. Ela contou que estava na Lagoa da Conceição e já tinha chamado vários motoristas, mas todos recusaram a corrida.
O motorista do carro, Alan Miranda, disse que entrou na rua sem saber que era contramão. Ele disse não ter visto a única placa que sinalizava a proibição. Ele afirmou que pegou a candidata faltando 19 minutos para o fechamento dos portões. Miranda e a candidata chegaram próximos ao portão de entrada cerca de cinco minutos depois do fechamento, que ocorreu às 13h.
Os policiais que abordaram a dupla revistaram o motorista e aplicaram uma multa pela infração de trânsito.
Fora esse problema, tudo correu tranquilamente na entrada dos estudantes. Esse foi o único caso de atraso registrado naquele local de provas.
Continua depois da publicidade
Prova cansativa
Os amigos Guilherme Guesser e Vitor Hugo Dimatos chegaram a tempo para prestar a prova. Os dois são estreantes no Enem. Ambos consideraram que a primeira fase das provas, em que os candidatos responderam as provas sobre ciências humanas e de linguagens boa, mas cansativa.
Os estudantes contaram que pretendem cursar administração na faculdade, sendo que Guilherme já está prestando o Enem para valer, em busca de uma vaga no ensino superior, enquanto o amigo ainda está fazendo a prova como treineiro, ou seja.
Provas
Neste domingo, os candidatos estão sendo submetidos às provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). São 90 questões, que devem ser respondidas até as 18h. A saída dos estudantes será liberada a partir das 15h.