A iniciativa do Black Swan Pub de oferecer, em vans para alguns pontos, transporte gratuito aos clientes no final da noite foi noticiada pela coluna na semana passada e muito bem recebida pelos leitores – mas nem todo mundo curtiu.

Continua depois da publicidade

Um taxista enviou email ao inglês Simon Smallwood, proprietário do bar na Lagoa da Conceição, sugerindo que pensassem duas vezes antes de oferecer o serviço: Isso pode ser uma faca de dois gumes, considerem que quem leva os frequentadores do seu estabelecimento são os taxistas, somos um canal de comunicação na cidade inteira (…). Já está rodando nos grupos o serviço que ( vocês do pub) querem oferecer, a primeira medida foi extinguir a indicação do seu estabelecimento.

Na longa e elegante resposta ao email, o inglês explicou que a ação pode, na verdade, ajudar os taxistas. Entre outras razões, destaca o fato de que, com a ação, muitos clientes podem decidir deixar o carro na garagem precisando, assim, de táxi para a ida ao bar, um dos principais geradores de corridas de táxis da região. Que os apontamentos de Simon gerem mais reflexão e menos intolerância na classe que tem se envolvido em tantas polêmicas.