A exposição Divas Brasileiras, da fotógrafa Carol Medeiros, iria até o dia 9 de setembro, no hall do Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina, na Capital. Porém, menos de 24h após a abertura, que foi na noite de quarta-feira (31), ela recebeu um pedido para que fosse retirada as imagens. Segundo Carol, o motivo alegado foi que suas fotografias agrediam os bons costumes.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Obras de grandes artistas brasileiros estão à venda em Florianópolis
Mês de setembro está cheio de grandes shows como Roberto Carlos e Maria Rita
Continua depois da publicidade
— Falaram que era um absurdo mulheres seminuas estarem naquele espaço. Algumas pessoas me contaram que fizeram um escândalo, foi bem chato — lamenta Carol.
A fotógrafa conta que no início de julho foi convidada para fazer a exposição e que teve liberdade para escolher as imagens que fariam parte da mostra, pois seu trabalho já era conhecido pela equipe que trabalha no local.
— São de muito bom gosto, não tem nu frontal, nem seios. Durante o coquetel de abertura da exposição, não houve nenhuma reclamação. Meu projeto tem o intuito de aflorar a sensualidade de cada mulher, independente de quem ela é. São mulheres de verdade, pessoas reais. Se fossem modelos famosas, ninguém ia reclamar — alega.
Continua depois da publicidade
— Não entendo por que a sensualidade feminina é vista dessa forma. Em uma balada, numa praia, a gente vê muito mais — finaliza.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração, a retirada da exposição não foi uma questão de censura, mas de critério.
Leia a nota publicada na página da fotógrafa no Facebook: