Uma intervenção classificada pelo prefeito Joares Ponticelli (PP) de “politicagem entre o ministro dos Transportes e o prefeito de Miguel Pereira” ameaça o Museu Ferroviário de Tubarão. O DNIT avisou dia 28 de agosto que em 10 dias seria transportada a locomotiva a vapor 53, que levou passageiros no Sul na década de 1920. O sequestro foi acertado entre o ministro e o prefeito, que são correligionários do PR.
Continua depois da publicidade
Reação
Os representantes dos ministérios públicos Federal e de Santa Catarina em Tubarão decidiram ingressar com ação na Justiça Federal para impedir que o sequestro da locomotiva histórica se concretize. A Fundação Catarinense de Cultura abriu processo de tombamento. E a Câmara Tubarão promete aprovar na segunda-feira ato de tombamento como patrimônio histórico catarinense.
Aéreo
Os dois principais candidatos ao governo, líderes das maiores coligações, chegaram ontem no Centrosul para o encontro com os dirigentes de hospitais do Estado de helicóptero. Mauro Mariani, procedente de Brusque, e Gelson Merisio, de Criciúma. É o recurso mais usado para agendas distantes. Os motoristas têm percorrido média de 2,5 mil quilômetros por semana.
Rejeição
Tribunal Regional do Trabalho rejeitou ação do Sindicato dos Técnicos em Radiologia de Santa Catarina concluindo que não há irregularidade no contrato entre o Centro Médico Ultralitho e a empresa Foton, terceirizada para prestação de serviços de raio X, com técnicos e auxiliares de radiologia. A Justiça do Trabalho entendeu ser legal o contrato firmado entre as duas empresas.
Continua depois da publicidade
Voluntário
Jornalista Mário Motta, da NSC Comunicação, foi agraciado com a Medalha Beata Joana de Gusmão pela atuação em projetos de voluntariado em Santa Catarina. Foram homenageados também Tânia Calgaro, Maristela Giassi, Elia Taveira, Elisete Wagner, Joel Galvão, Cesar Augusto Santana, Aléssio dos Passos, Jacqueline Ferreira, Amarildo Maçaneiro, Marlene Alves e Maria Elizabeth Coutinho.
Uber
Pautada para segunda-feira na Câmara de Florianópolis a votação do projeto de lei que regulamenta o transporte privado individual de passageiros, o conhecido Uber. O prazo concedido pelo Executivo termina na próxima semana. O objetivo da prefeitura é adequar a lei municipal à lei federal. O Uber é prática rotineira em milhares de cidades brasileiras e um recurso espalhado pelo mundo.
Exportações
As exportações de aves e suínos de Santa Catarina registraram um aumento de 18% no primeiro semestre. Um dado extraordinário se considerar a greve dos caminhoneiros, a crise econômica e os problemas registrados nos embargos da União Europeia.
Curtas
*Outra revelação: 90% dos pacientes de medicina de alta complexidade em Santa Catarina são atendidos pelos hospitais filantrópicos.
Continua depois da publicidade
*Prefeito de Brusque, médico Jonas Paegle (PSB), declarou apoio a candidatura de Mauro Mariani. Seu vice, Ari Vequi, é do MDB.
*A candidata do PSTU à Presidência, Vera Lúcia, estará de 5 a 7 de setembro cumprindo roteiro em Santa Catarina.