Na época em que as crianças imaginavam um mundo de possibilidades apenas com um carretel nas mãos, entrar na extinta Linhas Correntes era enxergar uma frota de carrinhos e uma porção de pandorgas esperando para serem empinadas. A fábrica da Rua Inácio Bastos se agigantou aos olhos do menino de oito anos, ficou presa à memória do adulto Valmir Capim Neitsch igual costura e alinhavou as demais experiências que ele trouxe para o livro de poesias que lança neste sábado em Joinville.
Continua depois da publicidade
A inesquecível visita do escritor, hoje com 57 anos, à produção dos pequenos cilindros de madeira está registrada em Lembranças de 1965. Outros 36 versos compõem a publicação, intitulada Carretel, cujo financiamento o joinvilense buscava há anos. O espaço de tempo foi também momento de experimentar: alguns poemas entraram, outros saíram desde que a vontade de materializar o projeto se tornou mais forte, em 2009.
Leia mais matérias de cultura e variedades
Continua depois da publicidade
O livro, que leva o selo da Editora Areia, fala de pessoas e histórias reais que pas- saram pelo olhar apurado do escritor. Ao Som de Johann, por exemplo, é inspirado no Festival de Dança de Joinville.
– Digo que a minha tendência poética é a humanista. Falo do sofrimento e da esperança humana – resume.
Talvez seja isso que torne o poema Somos Personagens ou Não? um de seus preferidos. Ele é dedicado aos integrantes da oficina de teatro da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej), grupo ao qual se dedica há 13 anos. A direção dos atores é a única atribuição que compete com a escrita, que já resultou em outros três livros – Perímetro Humano (1991), Meandros (1996) e Lavratura (1999).
Continua depois da publicidade
– Fui incentivado ao poema e ao teatro desde a escola, principalmente pela minha professora Tereza Amorim. Aos 12 anos eu já pisava no palco para declamar poesias – conta o autor.
Além de fonte de inspiração constante, a oficina da Adej manteve Capim atuante na cena cultural da cidade, mesmo com o hiato de 16 anos sem lançar obras escritas. Ele esteve junto ao grupo nas últimas quatro montagens e também no próximo trabalho, a performance Generosidade, que será lançada em agosto. O poeta ainda integra a Confraria do Escritor, de Joinville, há dois anos.
Agende-se
O quê: lançamento do livro Carretel (Editora Areia, 50 págs.), de Valmir Capim Neitsch
Quando: sábado, às 20h
Onde: Restaurante Nalo?s (Rua Monsenhor Gercino, 2.110, Itaum, Joinville)
Quanto: os livros serão vendidos no lançamento a R$ 10. Venda online pelo site editoraareia.com.br