Game of Thrones estreou na HBO há dez anos, em 17 de abril de 2011, e impactou fortemente a indústria do entretenimento: no pico de popularidade da série, as noites de estreia de novos episódios paravam a internet, e não se falava de outra coisa nas redes sociais – aliás, Game of Thrones é considerada a última série a conseguir seguir com sucesso o “modelo pré-streaming”, com lançamento de episódios semanais na TV e milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo e criando teorias a respeito do que aconteceria em seguida.

Continua depois da publicidade

Adaptada dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, Game of Thrones teve um orçamento milionário, rendeu ainda mais aos cofres da HBO, e deu todo um novo impulso às produções de fantasia na TV e no streaming – além de ter lançado ao estrelado atores e atrizes como Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Maisie Williams e Sophie Turner. Mesmo assim, o final foi controverso; considerado ruim tanto pelos leitores da saga literária original quanto por aqueles que nunca leram uma linha dos escritos de Martin.

> Autor de Game of Thrones escreveu “centenas de páginas” de novo livro da saga

Game of Thrones é o tema do Põe na Lista de hoje! O episódio comenta a época de ouro do seriado, os pontos fortes e fracos, as diferenças em relação aos livros, e o legado duradouro que a produção – apesar do final decepcionante – deixou na cultura pop. Dê play abaixo para conferir!

> Emilia Clarke, de Game of Thrones, vai estrelar nova série da Marvel

Continua depois da publicidade

Você também pode ouvir e seguir o podcast no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. O Põe na Lista é apresentado pelos jornalistas Flávia Terres, Iuri Barcellos e Marina Martini, e publicado no NSC Total a cada quinzena, sempre às quintas-feiras.