Por que as empresas precisam relacionar-se com os públicos de interesse (clientes, funcionários, comunidade, autarquias, imprensa e outros)? Os protestos recentes no Brasil foram apenas uma das comprovações do poder dos públicos na sociedade atual. Hoje as pessoas se reúnem mesmo sem estarem próximas fisicamente. Elas se juntam pela internet em nome de um interesse comum.

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Antes a comunicação era de um para um (telefone), ou de um para muitos (televisão). Com a internet, as mensagens são de muitos para muitos. As redes sociais transformaram o “comunicar” e todos podem falar com todos. Houve uma verdadeira explosão de liberdade de expressão.

Dentro das organizações acontece um movimento semelhante. Todos conversam com todos dentro ou fora dela. Por isso, a transparência é cada vez mais exigida. Se uma fonte oficial da organização não comunicar um fato, uma mudança ou qualquer outra notícia, alguém vai inventar. E a notícia vai ganhar força. Paralelamente, câmeras e celulares podem registrar tudo que acontece internamente. Não existem mais “quatro paredes”, como dizia o jornalista Mario Rosa.

Conversar com os públicos contribui para que mensagens corretas sejam distribuídas. E não se trata somente de enviar, mas de receber feedback, de tornar isto um verdadeiro diálogo, contínuo e estruturado. Isto contribui para construir uma boa Reputação. E ter boa reputação é como um imã. Atrai novos clientes, investimentos, diminui rotatividade de funcionários e melhora o comprometimento deles, gera mídia positiva (imprensa), torna a comunidade mais parceira e fideliza fornecedores. Enfim, deixa a empresa mais competitiva e lucrativa.

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