Pode continuar faltando água em bairros da zona Sul neste sábado e até no domingo, segundo a Companhia Águas de Joinville. Floresta, Itaum, Guanabara, Parque Guarani, Paranaguamirim, Itinga, Boehmerwald, Profipo, Santa Catarina e Fátima estão entre os bairros afetados. O problema se deve ao rompimento de uma adutora entre as ruas Florianópolis e Valença, no bairro Itaum.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a adutora consertada no fim da tarde de sexta-feira e o fornecimento restabelecido, a Águas de Joinville explica que o alto consumo no fim de semana pode fazer a água demorar a chegar regiões mais distantes ou altas dos bairros afetados.

O problema provocou várias reclamações da população à companhia nesta sexta-feira e fez até com que CEIs e escolas da zona Sul tivessem de liberar alunos mais cedo das atividades, por falta de águas nos banheiros.

A adutora rompida passa debaixo de uma estrutura de drenagem e, como não houve rompimento do asfalto, o vazamento foi de difícil diagnóstico, segundo a Águas de Joinville. Equipes tiveram de vasculhar a região com equipamentos que permitem ouvir vazamentos sob o solo para encontrar o problema.

Continua depois da publicidade

Para a companhia, o vazamento pode ser o principal motivo para faltas d’água frequentes na zona Sul neste mês.

Após detectado o rompimento da adutora, um das principais da zona Sul, uma equipe trabalhou no conserto do problema da madrugada até a tarde de sexta-feira. A Águas de Joinville diz que o fornecimento de água já foi normalizado e pede que a população tenha paciência e economize água, para que ela consiga chegar mais rapidamente às regiões altas e distantes dos bairros afetados.