Inúmeras pessoas que já tomaram a vacina da Covid-19 reclamaram de reações e efeitos colaterais depois de receber o imunizante, tanto na primeira quanto na segunda dose. No Brasil e em Santa Catarina são aplicadas as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen, todas com efeitos colaterais adversos. Mas será que pode tomar remédio para aliviar a reação da vacina contra o coronavírus?

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

É normal sentir reações ao tomar qualquer vacina, incluindo a da Covid-19, isso porque é uma resposta do sistema imunológico que produz anticorpos para combater a substância que foi injetada.

As reações à vacina costumam aparecer nas primeiras 24 horas depois de receber o imunizante e podem continuar por dois ou três dias, dependendo da imunidade da pessoa que tomou os anticorpos.

Pode tomar remédio para reação da vacina contra a Covid-19?

É indicado por especialistas que só seja tomado remédio para as reações das vacinas contra a Covid-19 quando for sugerido por um médico ou em caso de sintomas forte, como por exemplo febre alta, no entanto, sempre com prescrição.

Continua depois da publicidade

Alguns dos sintomas mais comuns após receber a dose do imunizante são: dor no braço, cansaço, febre, dor de cabeça e também dor nas articulações. A indicação é que sejam tomadas diferentes atitudes para resolver cada um dos sintomas após a vacinada Covid-19.

> Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19

Dor, inchaço e vermelhidão no braço

Para aliviar a dor, inchaço e/ou vermelhidão no braço após receber a vacina contra a Covid-19 pode-se aplicar um pouco de gelo (coberto por um pano limpo) no local por cerca de 15 minutos, várias vezes ao dia ou até que passe.

Além disso, também é recomendado que se evite esforços com o braço vacinado, como levantar peso, principalmente nos dois primeiros.

> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Dor de cabeça e febre

Para aliviar a dor de cabeça e a febre após receber a vacina contra o coronavírus é importante que a pessoa fique de repouso.

Continua depois da publicidade

Além disso, algumas técnicas naturais podem ajudar como por exemplo, colocar um pano umedecido com água fria na testa, evitar vestir roupa muito quente e tomar um chá de gengibre ou valeriana

Caso não melhore e com orientação de um profissional de saúde, também se pode tomar paracetamol, um remédio antitérmico que diminui a temperatura corporal, combatendo a febre. No entanto, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Saúde Pública e Doutora em Enfermagem, Felipa Amadigi, alerta para que seja procurada uma unidade de saúde:

— A equipe conhece o histórico de saúde do paciente e dará o encaminhamento adequado. Algumas pessoas possuem alergia a medicamentos como dipirona e paracetamol, por essa e outras razões a indicação é entrar em contato com a equipe de saúde.

Se a febre durar mais de dois dias e não melhorar usando medicação, é importante que o paciente procure um hospital para identificara causa exata do sintoma para que um tratamento adequado seja iniciado.

Continua depois da publicidade

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns das vacinas contra a Covid-19
Febre e dor de cabeça são sintomas comuns das vacinas contra a Covid-19 (Foto: Banco de imagens)

> Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?

Cansaço e dor muscular ou nas articulações

A melhor forma de recuperar do cansaço e aliviar a dor muscular ou nas articulações são basicamente repousar o máximo possível, evitando esforços como pegar peso, limpar a casa ou malhar.

> Vacina adesivo: novo formato pode ser solução para medo de agulha

Além disso, também é importante garantir hidratação e nutrição do corpo, bebendo bastante líquidos e fazendo uma dieta equilibrada.

> Vacina da Covid no braço ou no glúteo? Entenda a diferença

Quando ir ao hospital

É importante ir ao hospital sempre que existir suspeita de alguma reação grave à vacina conta a Covid-19 como por exemplo, reação alérgica grave, formação de coágulos ou inflamação do coração. Além disso, deve-se procurar ajuda médica quando:

Continua depois da publicidade

  • A febre não diminui ou se mantém por mais de 3 dias
  • O inchaço e a dor no braço não melhoram após 3 dias
  • Surgem outros sintomas sugestivos de Covid-19, como tosse intensa, sensação de falta de ar ou perda de olfato.

Leia também

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Gripe, Covid ou rinite? ​​Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias

​Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas​

Pode fumar depois da vacina da Covid-19?