Complicações pulmonares são comuns entre pacientes que contraem a Covid-19, isso porque o vírus ataque o sistema respiratório e acaba causando problemas nos pulmões. Pessoas que fumam também costumam apresentar complicações no órgão, já que as substâncias encontradas nos cigarros e a fumaça podem causar até câncer. Mas, pode fumar depois de tomar a vacina da Covid-19?
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um estudo divulgado pelo jornal O Globo, apontou que fumar após receber a vacina contra a Covid-19 pode fazer com que as respostas imunológicas sejam mais baixas do que a eficácia prevista em quem não tem vício em cigarro.
De acordo com o jornal, o estudo foi feito por pesquisadores japoneses do Utsunomiya Hospital e da Jichi Medical University.
Pode fumar depois da vacina da Covid?
Não é proibido fumar depois de tomar a vacina contra o coronavírus, no então, a pesquisa feita no Japão analisou os diferentes níveis de anticorpos em pelo menos 378 profissionais de saúde que receberam a vacina do laboratório da Pfizer. Eles tinham idades entre 32 e 54 anos.
Continua depois da publicidade
Uma amostragem de sangue foi retirada de cada um deles três após receber a vacina para entender como os anticorpos estavam se comportando após receber o imunizante.
A primeira reposta obtida com a pesquisa foi que os mais velhos produziram menos anticorpos do que os mais novos. Além disso, também foi considerado a idade e os fatores de risco que fizeram com que a produção de anticorpos fosse menor.
Descobriu-se então que as pessoas que produziram menos anticorpos contra o coronavírus eram homens e tinha vício em cigarro.
De acordo com o Globo, pesquisadores acreditam que a diferença de sexo não esteja relacionada a fatores biológicos, e, sim, às taxas de tabagismo serem duas vezes mais altas nos homens do que nas mulheres.
Continua depois da publicidade
> Por que vacinas da Covid-19 são jogadas no lixo?
Doenças causadas por fumar
O tabagismo (dependência de nicotina encontrada em cigarros) é uma doença relacionada com aproximadamente 50 enfermidades. Entre elas estão vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses).
> Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19
Outras doenças também estão relacionadas com o vício em cigarro
- Úlcera do aparelho digestivo
- Osteoporose
- Catarata
- Impotência sexual no homem
- Infertilidade na mulher
- Menopausa precoce
- Complicações na gravidez.
> Veja quem deve tomar a terceira dose da vacina contra Covid na opinião de especialistas
Uma estimativa feita no Brasil apontou que cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo hábito de fumar. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes.
Além disso, quem fuma também tem menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes.
Continua depois da publicidade
Viciados em nicotina também envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.
> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?
Como se proteger do coronavírus
Você também pode querer ler
Combinação de vacinas contra a Covid-19: tudo que você precisa saber
Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas
Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
Como recuperar o paladar depois da Covid
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados
Quanto vale uma medalha de ouro?
Efeitos colaterais da Janssen; veja as reações mais relatadas
Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro
Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre