No quarto andar do apartamento na Rua Bahia, em Blumenau, ele sorri. Abraça o pequeno filho e busca nos olhos da esposa algumas respostas. Pochyua Andrade, 29 anos, tem olhar generoso, modos tranquilos de pessoa que cresceu e conviveu com as coisas simples da vida: poesia, pés descalços, mato, vento e música.

Continua depois da publicidade

<< Sobre a estreia da peça de teatro e o novo CD de Pochyua clique aqui >>

Pernambucano de Recife, veio para Blumenau em 2001, para estudar. Nos corredores da Universidade Regional de Blumenau ( Furb) seu olhar encontrou o de Viviana Andrade, 27 anos. Se apaixonaram. Casados há quase dois anos, Viviana vasculha a memória e declara sorridente:

– Nos conhecemos há 10 anos, e a única coisa que eu queria da vida era ser a esposa dele.

Continua depois da publicidade

Do relacionamento sereno e apaixonado nasceu Pedro Antônio, 11 meses, que corre feliz de um lado para o outro pelo apartamento. O recifense, que adotou a cidade de Blumenau como morada, gosta de andar de carro com a família em dia de sol, de estar em contato com a natureza, de ouvir Edu Lobo, Ednardo, e, vez por outra, estar em silêncio.

Hoje, Pochyua Andrade é cantor, compositor, escritor, graduado em Música pela Furb, e destaque no cenário independente da música popular, com premiações nos festivais como o Fucca, Femic e a Mostra Sesc de Música. Em dezembro de 2007, lançou o disco Pochyua e Cambaçu. Dança de Brisa, seu segundo espetáculo, foi lançado em maio de 2011 pelo Projeto Vitrine, no auditório do Diário de Pernambuco em Recife, com transmissão ao vivo pela TV Diário.

Neste ano, Pochyua resolveu trabalhar em suas obras com mais afinco ainda. Escrever, compor letras de músicas, ajudar na criação e educação do filhote. Ele também é o regente do coro misto Indaiá, da Fundação Indaialaense de Cultura, e ainda faz contação de histórias nas escolas, onde de vez em quanto cai no riso quando é interpelado pelo alunos:

Continua depois da publicidade

Leia a reportagem completa na Viver! deste fim de semana do Jornal de Santa Catarina.