O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está fechado para pousos e decolagens após um Boeing 737 realizar um pouso de emergência em que o pneu da aeronave estourou na tarde desta segunda-feira (12). O problema é o mesmo registrado no Aeroporto de Florianópolis, que segue afetando dezenas de voos que tinham como origem e destino a capital catarinense.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A empresa que administra o terminal paulista, Aeroportos Brasil, afirmou que equipes atuam na avaliação de medidas para que seja feita a liberação da pista após a retirada do avião do local.

“Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, destacou a empresa.

Segundo informações do g1, um pneu estourou já durante a decolagem. No pouso, outro pneu estourou e houve danos no trem de pouso.

Continua depois da publicidade

Ainda não se sabe quantos voos foram afetados pela interdição do terminal. Segundo o FlightRadar, o avião cargueiro saiu de Viracopos às 12h30 e quando se aproximava da Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, deu meia-volta e solicitou pouso em Viracopos novamente.

“O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo estourou e o trem de pouso foi danificado”, afirmou a empresa, em nota.

Antes de pousar, a aeronave ficou voando em círculos, medida usada para gastar combustível, para então pousar no aeroporto, às 15h31.

Problemas no Aeroporto de Florianópolis

No Aeroporto de Florianópolis, a pista de pousos e decolagens de aviões continua fechada na tarde desta segunda-feira (12) após um avião da Azul ter problemas no pouso durante a madrugada. Até a última atualização da concessionária Zurich Airport Brasil, feita às 16h45, o problema causou o cancelamento de 87 voos.

Continua depois da publicidade

Em nova nota, a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que o equipamento da Azul que será utilizado na remoção da aeronave está em Florianópolis, e a equipe da cia aérea já iniciou o trabalho de remoção. O aeroporto permanece temporariamente fechado.

A orientação da concessionária é que “os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais de atendimento”.

O avião da Azul sofreu danos nos pneus por volta das 2h e não conseguiu deixar a pista. Ninguém ficou ferido. Equipes atuam para retirar o avião do local e liberar a pista. Um guincho com novos pneus chegou ao aeroporto por volta das 10h20 para trocar os pneus. É preciso um guincho específico para tirar o avião do local, que chegou ao aeroporto por volta das 10h30.

Leia também

Demora em retirar avião da pista atrasa mais de 50 voos em Florianópolis; não há previsão de liberação

Continua depois da publicidade

Após dezenas de voos cancelados, passageiros de Florianópolis são realocados para Navegantes