Desde o começo desta semana a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) passa a desempenhar ações de autoridade de saúde, conforme determinação do governo do Estado. A mudança de foco faz com que os policiais não apenas observem os estabelecimentos que estão descumprindo a determinação de se manterem fechados mas também identifiquem se os que estão abertos oferecem álcool em gel para seus funcionários e frequentadores e se há o uso efetivo de máscaras de proteção e outros equipamentos.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Direto da Redação da manhã desta terça-feira (14), o comandante-geral da PM Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior detalhou a quais pontos os policiais estarão mais atentos.
– Estaremos mais focados na questão das filas, da lotação dos estabelecimentos, do distanciamento e uso de máscaras, fazendo com que mesmo com a retomada econômica, consigamos manter os índices de baixa contaminação que temos obtido até agora.
A avaliação do comandante é de que as pessoas têm respeitado as orientações do governo para que não saiam de casa. "É natural que com a reabertura do comércio, mais gente saia às ruas. Mas a regra, a lógica e o bom senso ainda dizem para que as pessoas fiquem em casa".
Ouça a entrevista:
Continua depois da publicidade