O presidente do PMDB e vice-governador Eduardo Pinho Moreira tem, nesta terça-feira, em Brasília, uma reunião com o presidente nacional da sigla, Michel Temer, com o objetivo de trazer lideranças nacionais para a disputa do segundo turno nas eleições do Estado.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, o peemedebista Gean Loureiro disputa a prefeitura com Cesar Souza Junior (PSD) e em Joinville com Udo Döhler (PMDB) concorre com Kennedy Nunes (PSD). Apesar de admitir que, “teoricamente”, esses confrontos entre partidos da base governista podem dificultar uma composição para 2014, ele afirmou esses confrontos podem ser superados para as negociações futuras sobre coligações para 2014.

– Já aconteceu em 2008, a gente disputou contra em várias cidades, mas isso se superou depois. Tenho sido sempre um defensor de que não discutimos 2014 nesse momento. O nosso objetivo agora são as eleições municipais de Florianópolis, de Joinville e de Blumenau (disputam com o vice-prefeito), então nós não vamos disputar forças com certeza, e depois 2014 vai chegar no tempo certo, não entrarão na discussão do partido nesse momento.

Ao seu lado, estavam presentes o vice-presidente do partido, Paulo Afonso, o prefeito eleito de Lages, Elizeu Mattos, e outras lideranças estaduais do partido. Pinho Moreira apresentou os números do partido, que conquistou 104 prefeituras no primeiro turno, representando 35,2% do total no Estado, e destacou a conquista das quatro sedes do Alto Vale do Itajaí: Taio, Ituporanga, Ibirama e Rio do Sul.

Continua depois da publicidade

– O PMDB de Santa Catarina sai fortalecido dessas eleições. Além dos municípios que são sedes regionais, também recuperamos outros municípios que são quase polos regionais, mas na divisão da secretária, não são sedes.

Pinho Moreira acredita que o engajamento do partido será total para os pleitos nas três cidades. No dia 15, também haverá uma reunião em Florianópolis, com todos os prefeitos atuais, vice-prefeitos atuais, prefeitos e vice-prefeito eleitos e os dois candidatos concorrentes ao segundo turno, para que o PMDB catarinense venha para as duas cidades polos e se envolva de forma efetiva nestas duas campanhas eleitorais.