Um policial militar foi preso em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate as Organizações Criminosas (GAECO) na manhã de sexta-feira (15), em Capinzal, no Oeste de Santa Catarina. O PM é suspeito de integrar uma quadrilha que contrabandeava cigarros nos três estados da Região Sul.
Continua depois da publicidade
Segundo informações divulgadas pela comunicação do Ministério Público, a Justiça expediu dois mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão, para serem cumpridos em Concórdia, Capinzal, Ipira, Ouro, Jaborá, Peritiba, Itá e Seara. Alguns mandados seriam cumpridos em Marcelino Ramos e Viadutos, no Rio Grande do Sul, e Francisco Beltrão, no Paraná.
Nas informações divulgadas pelo MP não consta o número de mandados que foram efetivamente cumpridos, uma vez que depende de os suspeitos serem encontrados nos endereços onde ocorreram as buscas. Segundo o G1, além do PM, outras cinco pessoas foram presas temporariamente em Santa Catarina. Um sexto suspeito com prisão decretada está foragido.
Conforme o MP, as investigações iniciaram a partir de uma grande apreensão de cigarros em Concórdia. Na ocasião, a polícia identificou que havia uma organização criminosa atuante na região, responsável por grandes e rotineiras remessas de cigarros de origem paraguaia.
A carga entrava no território nacional por Guaíra (PR). De lá, era conduzida em caminhões baús para os outros estados. O policial identificado como participante do esquema seria o responsável por dar suporte logístico e garantir a segurança da organização.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Alta da criminalidade expõe desafio contra guerra entre facções
Calor segue forte até domingo em Santa Catarina
Relatório aponta que 82% dos pontos estão próprios para banho no litoral