Uma discussão entre um policial militar e um grupo de pessoas no estacionamento de um supermercado em Lages, na Serra catarinense, terminou com dois homens encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso aconteceu na tarde de sábado.

Continua depois da publicidade

Conforme as informações do Bom dia SC, da RBS TV, a confusão começou dentro do estabelecimento, quando uma pessoa esbarrou com o carrinho de compras no PM, que não gostou da ação e começou a discutir. Quando a briga foi controlada por funcionários do local, alguns clientes que viram a discussão dentro supermercado seguiram o policial até o estacionamento e a confusão aumentou ainda mais.

O soldado, que não teve a identidade divulgada, fazia compras à paisana com a família. Segundo testemunhas, fora do estabelecimento o policial ameaçou um dos clientes com uma arma. Esse mesmo homem também foi agredido pelo soldado com um soco no rosto, como mostra um vídeo que circula pelas redes sociais.

Na sequência, uma viatura da polícia chega e o soldado vai embora. Já os dois homens que se envolveram na briga foram conduzidos à delegacia. Suas identidades não foram divulgadas. Os homens assinaram um termo circunstanciado por ameaça, lesão corporal e rixa e foram liberados em seguida.

Continua depois da publicidade

PM se envolve em discussão em estacionamento de supermercado de Lages, na Serra

Após os esclarecimentos, o PM foi liberado, mas uma investigação deve apurar se houve abuso de autoridade por parte do agente. Nesta manhã, o DC procurou o PM responsável pela região, o tenente-coronel Alfredo Nogueira, para esclarecer a conduta do soldado, mas ele não foi encontrado até a publicação deste texto.

PM (de vermelho) aparece em um vídeo agredindo um homem
PM (de vermelho) aparece em um vídeo agredindo um homem (Foto: Corte / Arquivo Pessoal)

Confira o comunicado da PM na íntegra:

“Em relação aos fatos noticiados em redes sociais no último sábado (08 de abril), ocorridos no Supermercado BIG de Lages, envolvendo policial militar, o Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages vem a público de forma transparente esclarecer:

Continua depois da publicidade

“Trata-se de ocorrência policial iniciada no interior do estabelecimento, onde o policial militar realizava compras com sua família, e durante uma discussão com outras três pessoas, estas, supostamente agrediram o policial e empreenderam fuga, ocasionando os desdobramentos que ainda serão devidamente apurados.

Imperioso esclarecer que a ação resultou na lavratura de Termo Circunstanciado, onde tanto o policial, quanto os envolvidos, foram responsabilizados pela prática de infrações penais de menor potencial ofensivo (ameaça, lesão corporal e rixa), contudo, no momento da ocorrência, de forma a preservar a integridade dos envolvidos, os mesmos foram conduzidos para lavratura do procedimento em local seguro.

“Informamos que o 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages não coaduna com a prática de ações arbitrárias ou abusivas, sendo que os desdobramentos da ocorrência serão devidamente apurados, entretanto, sem realizar qualquer juízo de valor neste primeiro momento, assegurando às partes a ampla defesa, contraditório e, sobretudo, sua preservação.”

Continua depois da publicidade

*Com informações de Eduarda Demeneck

Leia mais notícias do Diário Catarinense