A Polícia Militar catarinense fez uma grande operação na tarde desta quarta-feira na Vila União, em Florianópolis. Com equipamento pesado, 32 policiais do 21º Batalhão prenderam a atenção de quase 80 crianças na comunidade do norte da Ilha. Armados de trompetes, trombones, saxofone, tuba, trompa e taróis, os soldados montaram uma pequena orquestra e se apresentaram para os alunos da creche municipal do bairro. A iniciativa faz parte do projeto Vila de Paz, da PMSC, que pretende aproximar os agentes dos moradores de uma área marcada pela violência do tráfico de drogas.
Continua depois da publicidade
— Queremos desmistificar a imagem do policial militar na comunidade apostando na próxima geração, que são essas crianças. E a gente está sendo muito bem recebido por todos aqui — destacou o coronel Silval Santos da Silveira, comandante do 21º.
Os policiais começaram a apresentação com músicas infantis, mas as que mais agitaram a molecada foram as pops Despacito e Happy, trilha sonora de Meu Malvado Favorito. O palco da orquestra em nada lembrava os dias anteriores, em que no local traficantes circulavam armados.
Bethovem e Max, cachorros da raça golden retriever acostumados a farejar drogas, nesta tarde receberam carinho das crianças. Na terça-feira, quem fez a alegria dos pequenos foram os cavalos. A maioria nunca tinha chegado perto de um antes.
Durante a ação desta quarta-feira, uma cena chamou atenção. O Marley da Silva, de sete anos, foi até o coronel Silval e pediu autógrafo para o oficial no braço.
Continua depois da publicidade
— Eu gosto muito dos policiais, quero ser um policial também — explicou o menino.
— Pra isso, tem que estudar muito — orientou o coronel.
A mãe da criança, Kamilla de Jesus da Silva, de 29 anos, conta que no desfile de 7 de setembro na passarela Nego Quirido, o filho já havia demonstrado essa admiração pelos profissionais de farda.
— É muito bom porque antes ele tinha medo. Via o pessoal correr da polícia a achava que os policias eram os bandidos. Hoje está aqui brincando com eles. No dia a dia ele mal sai pra rua por causa da violência.
Conforme o coronel Silval, o projeto Vila de Paz vai continuar. Na próxima semana, as crianças da creche municipal vão conhecer a sede do 21º Batalhão, onde poderão entrar nas viaturas e até no helicóptero.
Também há uma parceria com a Comcap, que fará uma limpeza naquela área durante a semana. A PM busca ONGs que possam desenvolver um projeto de pintura das fachadas das residências.
Continua depois da publicidade
Policiamento segue forte na região
Na sexta-feira passada, a PM mobilizou 150 agentes para cumprir 27 mandados de busca e apreensão na Vila União. Todos os acessos à comunidade foram bloqueados. Desde então, nove pessoas foram presas por tráfico e porte de arma e cinco adolescentes foram apreendidos. Foram recolhidas três armas, munição, três veículos, balanças de precisão e rádio comunicadores. A polícia também encontrou R$ 23 mil em espécie e apreendeu quatro quilos de maconha e 330 gramas de cocaína.
Nesta quarta-feira, um forte aparato policial fazia uma barreira na Vargem do Bom Jesus, com 30 agentes, caminhões e viaturas, enquanto os policiais da banda de música se apresentavam.