Em outubro, Santa Catarina teve o menor índice mensal de mortes violentas dos últimos 12 anos, de acordo com a Polícia Militar. A corporação informou nesta quarta-feira (4) que foram 42 ocorrências de crimes violentos letais intencionais no mês passado, número abaixo do verificado em outubro de 2008, quando houve 56 registros.

Continua depois da publicidade

São classificados como crimes violentos letais intencionais: homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e morte por intervenção de agente do Estado.

Este ano, até abril, registros de crimes deste tipo variavam entre 60 e 80 casos ao mês, mas a partir de maio, os números começaram a cair.

Para o comandante-geral da PM, coronel Dionei Tonet, entre os fatores que explicam essa queda estão melhorias nas rotinas da segurança pública.

– É importante colocarmos que a mudança de protocolos, a intervenção dos serviços de inteligência, com serviço operacional, aliado ao trabalho motivado dos policiais militares e a integração dos serviços de segurança fizeram com que nós conseguíssemos trazer os melhores índices, trazendo sensação de segurança à nossa comunidade – afirmou em comunicação oficial.

Continua depois da publicidade

Gráfico mostra queda no índice de mortes violentas
Gráfico mostra queda no índice de mortes violentas (Foto: Arte PMSC/divulgação)