O Comandante da Polícia Militar, Araújo Gomes, informa que desde quinta-feira, 26, já estavam monitorando chance de ataques às unidades prisionais. Segundo o Comandante, diariamente são realizadas trocas de informações entre as forças policiais, que permite um antecipamento das ações do crime organizado, principalmente das facções.

Continua depois da publicidade

No último final de semana, bandidos tentaram infiltrar materiais para comercialização dentro do presidio de São Pedro de Alcântara. A Policia Militar foi acionada pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP), e na abordagem houve troca de tiros com óbito de um destes criminosos. Segundo a PM, quando há morte neste tipo de situação de um criminoso a polícia fica sobreaviso. “Hoje o grau de integração entre as inteligências da Polícia Militar, Polícia Cívil, DEAP e Polícia Rodoviária Federal, é muito grande. Assim que alguma coisa sai do normal, como este incidente nas imediações do presídio, nós rapidamente trocamos informações de quem estava envolvido, da onde veio a ordem e possíveis desdobramento, e planos de contingência são tomados”, explicou o Comandante da PM, Araújo Gomes.

Segundo o secretário de Estado Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima, os ataques a três unidades prisionais têm relação com a instalação de scanners corporais.

Ouça a entrevista completa

Continua depois da publicidade