Um ano após o lançamento, o aplicativo PM Mobile tem previsão de começar a operar em Blumenau até o fim do mês que vem. Os 14 kits, com equipamentos avaliados em R$ 42 mil, já estão na cidade e dependem agora de um treinamento específico da tropa para entrarem em funcionamento. A tecnologia já foi implantada em outros municípios, como Gaspar e Brusque, e promete diminuir em até uma hora o tempo de atendimento das guarnições da Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
– O maior impacto que a gente percebeu foi a facilidade que o policial tem para fazer consultas de suspeitos, sem depender de uma ligação para o 190 – afirma o comandante do 3º Pelotão da PM de Gaspar, o capitão Heintje Heerdt.
Para a tecnologia sair do papel e começar a funcionar em Blumenau, falta agora a capacitação do efetivo, que vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de junho em Florianópolis. Os policiais que fizerem esse treinamento terão a responsabilidade de passar o conhecimento para os outros que atuem na cidade. A expectativa do comando da PM em nível estadual é de que o aplicativo já esteja operando até o fim do mês que vem.
– Acredito que uma semana após a capitação aqui na capital as equipes já estejam preparadas. Geralmente o único empecilho é a falta de intimidade de algumas pessoas com smartphones, mas como em Blumenau a tropa é jovem, não creio que teremos problemas – afirma o capitão Joamir Rogério Campos.
Continua depois da publicidade
O PM Mobile consiste em um tablet com um aplicativo e uma impressora portátil e elimina a necessidade do registro de 11 formulários em papel. Além disso, todo o preenchimento já é direcionado automaticamente ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e agiliza a informação ao departamento de análise criminal.
– É a maneira que a gente encontra pra lidar com o baixo efetivo e também uma forma de otimizar o trabalho da PM – garante a comandante da 7ª Região da Polícia Militar, a tenente-coronel Claudete Lehmkuhl.