A Polícia Militar de Joinville começou na noite da última quinta-feira a operação Adsumus, que busca ampliar a presença da PM na cidade. O objetivo também é combater os furtos de veículos, assaltos e homicídios, por meio de barreiras policiais no município.

Continua depois da publicidade

A operação tem o apoio de cerca de 100 policiais do 8º e 17º batalhões da PM e mais cerca de 90 policiais dos batalhões de Blumenau, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú que reforçam o efetivo joinvilense neste trabalho. Também há participação da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar Ambiental. O helicóptero Águia será usado para rondas noturnas.

De acordo com a PM, a operação atuou em 18 pontos das cidade na noite de quinta-feira. Foram 49 viaturas usadas para abordar 694 pessoas e 1.005 veículos. Uma pessoa foi presa e dez veículos foram apreendidos, sendo realizadas 44 notificações e recolhidas nove carteiras de habilitação. Também foram apreendidas 10 gramas de cocaína e 50 gramas de maconha.

Segundo o coronel Dirceu Neundorf, da 5ª Região da Polícia Militar, a operação deve continuar durante os próximos dias. A palavra “adsumus”, que dá nome ao trabalho, tem origem no latim e significa “estarmos presentes”.

De acordo com a PM, responder adsumus significa demonstrar que se está sempre pronto e apto para atender um chamado, uma ordem ou necessidade a qualquer momento.

Continua depois da publicidade