A Polícia Militar (PM) identificou a motivação de uma faixa levada por torcedores do Figueirense no clássico contra o Avaí no último domingo no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O material tinha a seguinte frase: “X-9 tem vida curta”. Na gíria da criminalidade, o termo “x-9” significa delator.
Continua depois da publicidade
Segundo o tenente-coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Batalhão da PM, a ameaça tem relação com um assalto ocorrido recentemente na região Sul da Ilha. Três membros de uma torcida organizada do Figueirense teriam assaltado dois rapazes nos Açores. As vítimas eram integrantes de uma torcida organizada do Avaí.
Pontes explica que os dois grupos, apesar de rivais, mantêm uma regra de não registrarem boletim de ocorrência um contra o outro. Neste caso, porém, os jovens assaltados procuraram a Polícia Civil para a investigação do roubo. Os três suspeitos do crime foram presos. Por isso, então, a torcida organizada do Figueirense teria levado a faixa para o estádio.
A intenção da PM agora é saber quem estendeu a faixa. Os responsáveis pelo material podem responder pelo crime de ameaça.
Continua depois da publicidade
— Identificamos os envolvidos na motivação e agora pedimos as imagens das câmeras do estádio para o Avaí. Vou fazer um relatório de inteligência para encaminhar ao Ministério Público e à Polícia Civil.
Segundo o comandante, a faixa pode ter sido arremessada de fora para dentro do estádio sem que alguém tenha passado com ela pela revista.
Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018