A Polícia Militar em Navegantes começou a colocar em prática algumas ações para tentar melhorar a sensação de segurança na cidade e até tentar reduzir os índices da criminalidade. As medidas, que vão desde a colocação de pessoal que presta serviço administrativo na rua até a convocação do Choque e da Cavalaria, fazem parte do pacto pela segurança acertado em reunião na semana passada com a classe empresarial.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comandante do batalhão em Navegantes, tenente-coronel Marco Antônio Otávio, As ações começaram na tarde de quarta-feira com o chamado “fecha quartel”. Apenas dois dos nove policiais que prestam serviços internamento foram mantidos na sede do batalhão, enquanto o restante foi para a rua fazer patrulhamento ostensivo.
– Eles ficaram das 14h às 18h na rua. É uma alternativa caseira, mas é o que se pode fazer – explica ao informar que a medida deve se repetir de duas a três vezes durante a semana por período indeterminado.
Outras ações, que contarão com efetivo de fora, estão acertadas e devem começar a partir da semana que vem. Duas delas são o apoio da Tropa de Choque, no patrulhamento repressivo, e o da Cavalaria, no preventivo.
Neste sábado os 32 alunos soldados que fazem estágio em Balneário Camboriú também auxiliarão no patrulhamento preventivo na cidade. A intenção é que a ação também se repita na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Com esse reforço, a PM fará batidas em bares, restaurantes e prostíbulos em Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha. A ideia é atuar especialmente em locais onde a polícia percebeu que a criminalidade vem aumentando.
Por fim, o comando da PM entrou em contato com a Polícia Civil para fazer um levantamento dos mandados de prisão em aberto. A partir disso a ideia é fazer um mutirão para cumprimento dessas mandados iniciando na semana que vem.
O comandante chama tais medidas de “caseiras” porque elas são temporárias. O ideal para o municípios, segundo ele, seria a PM receber reforço no efetivo. Atualmente a quantidade de policiais com que a cidade conta é suficiente para cerca de três viaturas:
– Temos 65 policiais, sendo que cinco estão com dispensa, 10 em férias e licença e tem mais os nove internos. Sobram 40 para a rua contando com o Pelotão de Patrulhamento Tático
Continua depois da publicidade