Comunidade da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, e o 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) se reuniram na manhã desta terça-feira para traçar ações na tentativa de retomar o sossego em ponto específico da Avenida das Rendeiras.

Continua depois da publicidade

Um grupo com cerca de 15 moradores e comerciantes da região participaram do encontro com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Araújo Gomes. De acordo com o comandante, o foco do problema é o estacionamento em área pública localizado no final da Avenida das Rendeiras.

O som alto que sai dos potentes aparelhos de som dos carros estacionados ali, jovens consumindo álcool tarde da noite e denúncia de pessoas armadas no local vem incomodando a vizinhança.

Entre as ações que ficaram estabelecidas como responsabilidade da comunidade estão a melhoria na iluminação e na sinalização, e restrição no acesso ao estacionamento após às 2h.

Continua depois da publicidade

A PM por sua vez ficou responsável por intensificar operaçãos de choque de ordem com abordagens, identificação e apreensão de veículos irregulares, além de lavratura de Termos Circunstanciados (TCs) por perturbação do trabalho e sossego alheio.

A PM já realizou uma operação como essa, no local, no último final de semana. Nove veículos foram apreendidos, seis TCs foram lavrados, 100 pessoas foram abordadas e nenhuma arma foi localizada.

O encontro é o desdobramento da última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Lagoa da Conceição, formado pelas polícias e por representantes da sociedade civil.

Continua depois da publicidade

Desde sua reativação no final de 2011, são realizadas pelo Conseg reuniões regulares com agendas de trabalho e a formação de grupos de trabalho para solucionar problemas pontuais.

– Esta é uma atividade do 4º Batalhão de Polícia Militar na linha de polícia comunitária concretizando o plano de comando da PM por meio de pequenos atos – observou o tenente-coronel Araújo Gomes.