A Polícia Militar de Blumenau divulgou nesta quinta-feira, dia 5, um balanço das ações da “Operação Mãos Dadas”, que consiste em ocupar o Morro da Dona Edith, no bairro Velha Grande. A ação começou no dia 1º de agosto, e os números são atualizados até dia 2 de Setembro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a PM, desde que a operação começou foram registradas quedas de 12 % no número de furto e de 40% no numero de roubos em Blumenau. Ao todo, foram 118 pessoas abordadas, 72 veículos interceptados e duas pessoas detidas.

Além das ações de policiamento, foram feitas também atividades de manutenção e conservação das vias. Detentos do regime semiaberto do Presídio Regional de Blumenau roçaram a vegetação, pintaram os meios fios e limparam as ruas. Casas que estavam em situação de risco também foram demolidas com o apoio da Defesa Civil de Blumenau, segundo a PM.

Uma das inciativas da operação também foi a de levar ações sociais para crianças e adolescentes que moram na região. Até o momento, 63 livros foram doados pelo programa “Patrulha da Leitura”.

Participaram em conjunto também instituições como a Celesc, Fundação de Esportes Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social, Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Presídio Regional de Blumenau, Poder Judiciário e a Escola Conselheiro Mafra

Continua depois da publicidade

– A Polícia usou o poder dela sem usar da força para chegar até as pessoas. Nós estamos tratando com outras instituições, como a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que a comissão de Direitos Humanos possa prestar apoio jurídico esclarecendo as questões do direito familiar para as pessoas. Isso faz com que a operação ultrapasse positivamente a ideia inicial que era de tirar aquele estigma de ser um lugar ruim, dominado pelo tráfico de drogas e levasse conforto e segurança para quem vive ali – afirma o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Tenente Coronel Jefferson Schmidt.