O transporte a Santa Catarina do subtenente Ênio Sebastião de Farias, 50 anos, preso na quarta-feira em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, gerou impasse entre as polícias Civil e Militar.
Continua depois da publicidade
Isso porque a PM deslocou na quinta-feira um avião ao Estado gaúcho para recambiar o militar, mas a Civil rejeitou a oferta e decidiu trazê-lo nesta sexta-feira na viatura.
O avião Águia 3 Sêneca, um bimotor da PM, chegou na quinta a Santana do Livramento com um major da Corregedoria da PM.
A Comunicação Social da corporação informou que o envio da aeronave aconteceu porque a PM é parte interessada em apurar o mais rápido possível o fato envolvendo o policial.
Continua depois da publicidade
A Comunicação da PM disse que, além da agilidade, seria menos oneroso fazer o transporte eo preso por avião, levando-se em conta os gastos com combustível da viatura, diária e hotel da equipe de policiais.
O DC apurou que o delegado de Imbituba, Raphael Johann Giordani, decidiu recusar o transporte aéreo e manter o preso sob sua custódia em viatura da Polícia Civil. Dois policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) o acompanham no RS.
O delegado teria tido o apoio de colegas de Florianópolis na decisão, pois consideraram desnecessária a remoção do preso por avião, entendendo não se tratar por exemplo de operação de inteligência ou que tivesse risco de segurança.
Continua depois da publicidade
O subtenente Ênio está na ativa, trabalha no museu Lara Ribas, na Capital, e tem 29 anos e 8 meses de carreira. Ou seja, está há apenas quatro meses do tempo exigido para aposentar-se. A PM informou que, comprovado o fato pelo qual é acusado, abrirá procedimento interno e o policial poderá ser expulso.
O PM teve prisão temporária decretada pela Justiça suspeito de esquartejar a namorada, a professora Hannelore Sievert, 40 anos, em Imbituba. Foi capturado em uma pousada em Santana do Livramento, distante 950 quilômetros de Florianópolis.
Conforme policiais civis, ele mantinha manuscritos com endereços e telefones de pousadas de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, distâncias e principais rotas de fuga, inclusive indicando cidades no Uruguai e Argentina, como Paso de Los Libres, Artigas e Rivera.
Continua depois da publicidade
Em outras anotações, havia planos com soma da pena máxima e sua idade atual (30 + 50 = 80; fuga) e ideia de refazer identidade e CPF.