Rápido feito uma flecha, olhos cor de mel, pelo da cor do pinhão com tons de ruivo e bege, e focinho preto que lhe deu o apelido de máscara negra. O pastor-belga malinois é a principal raça da matilha da Companhia de Policiamento com Cães (CiaPolCães) da Polícia Militar de SC, que completa 33 anos em 1º de dezembro.
Continua depois da publicidade
A celebração foi nesta quinta-feira, dia 28, na unidade em São José, com a formatura do 2º Curso de Especialização em Cinotecnia 2013 e a inauguração da nova sede.
Tenente Campos, sargento Almiro, cabo Dutra e soldado Zulmar foram os primeiros policiais militares da CiaPolCães, unidade inaugurada em 1980 e pioneira da corporação, em Santa Catarina.
Atualmente, a companhia conta com 39 policiais e 28 cães das raças malinois, labrador, pastor-alemão e rottweiler. O conhecimento resultou em 14 canis da PM no Estado.
Continua depois da publicidade
Eles atuam no patrulhamento tático, operações de busca e resgate, demonstrações educacionais, e policiamento.
– O trabalho com cães cria um vínculo de amizade maior entre os policiais militares, um convívio de maior camaradagem – contou o comandante da CiaPolCães, major Claudionir Souza.
Major Souza é coordenador do Curso de Especialização em Cinotecnia, referência no país. Foram 14 formandos nesta edição. Profissionais da Base Aérea de Florianópolis, Polícia Civil, PM de SC e do MT, e da Polícia Rodoviária Federal.
Continua depois da publicidade
Cristian Macagnan e Gilvan Tomasi, da PRF de Chapecó, foram o primeiro e segundo colocados no curso. Vão inaugurar o primeiro canil da PRF de Guaraciaba. Na bagagem, dois presentes especiais: Zeus e Thor, filhotinhos malinois que ganharam de presente da Base Área.
Apaixonados por cães desde pequenos, os policiais da PRF, Cristian Macagnan e Gilvan Tomasi contaram que estudaram muito e aproveitaram as horas de folga para repassar exercícios.
– É um orgulho trabalhar com cães. São fiéis e estão sempre alegres. Gostamos muito do que fazemos – disseram os donos de Zeus e Thor.
Continua depois da publicidade
Treinamento para a Copa do Mundo 2014
Cão Apache e soldado PM Amorim treinam juntos há seis meses e devem atuar na Copa
Ele adora tomar banho, mas não pode ver uma poça de lama que se joga, mesmo limpinho e cheiroso. Brincalhão, inteligente, bom de faro e de proteção, Apache, um ano de idade, deve atuar na segurança das delegações que se hospedarem em SC durante a Copa do Mundo 2014.
Natural de Itajaí, o pastor-belga malinois está em treinamento para detectar explosivos. Ele e seu colega de aulas, o irmão Thor.
O treinador e dupla de trabalho, soldado Adriano de Amorim, fez curso de explosivos na Força Nacional de Segurança e atua na equipe de cães de faro de entorpecentes e explosivos da CiaPolCães.
Continua depois da publicidade
Apache e Amorim se conhecem e trabalham juntos há seis meses. Quando Apache escuta os passos do treinador chegando no corredor que leva ao seu canil, fica sentado em frente à porta, parado e com as orelhas em pé, esperando o dono.
Assim como todos os outros 27 cães da unidade, come ração superpremium, tem água fresca a vontade, faz exercícios e adora petiscos como salsicha. É uma festa quando Amorim leva o filho de nove anos para brincar com Apache, na folga.
– Eles se adoram. Rolam na grama, se divertem juntos. Meu filho manda o Apache sentar e ele senta na hora. E o Apache pula em cima dele. Parece que está brincando com outro membro da matilha – disse o soldado Amorim.
Continua depois da publicidade