A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) comemorou o aniversário de 188 anos nesta sexta-feira (5), com uma solenidade em Florianópolis. Com a presença do governador Jorginho Mello, foram entregues viaturas e assinados decretos de investimento para a corporação. Policiais e praças ainda receberam medalhas e participaram de atos de promoção na carreira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A primeira ação na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) foi a entrega de 23 novas viaturas para o patrulhamento e a manutenção da ordem pública das rodovias estaduais. O investimento do governo estadual foi de mais de R$ 5,6 milhões. O governador fez a entrega simbólica ao comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Durante a comemoração, Jorginho ainda autorizou o início do concurso para ingresso de 550 novos policiais, que serão inclusos na corporação em 2024 após o processo de seleção e treinamento. Serão de 500 alunos soldados e 50 alunos oficiais.
Avião do governo de SC faz pouso de emergência e tem princípio de incêndio
Continua depois da publicidade
Um retrato do primeiro comandante-geral da corporação, Alferes Joaquim Antonio S. Tiago, também foi entregue como parte das homenagens. Como não havia registro da imagem do ex-comandante, um sistema de pesquisa de imagem foi elaborado para formar um retrato a partir dos rostos dos seus descendentes. A revelação do quadro foi acompanhada pelos descendentes do primeiro comandante da PM.
No total, 198 praças e 70 oficiais foram promovidos de cargo em uma cerimônia com entrega de medalhas e títulos honoríficos.

Além disso, o governo ainda anunciou a alimentação dos policias será indenizada, e não mais responsabilidade de fornecimento do Estado. Atualmente a PMSC possui 1200 contratos por ano para garantir alimentação para os policiais militares em escala de serviço operacional.
— Com o intuito de desburocratizar e otimizar o emprego dos policiais envolvidos, os valores que o Estado gasta com esses contratos serão repassados diretamente ao bolso do policial — afirmou Jorginho.
Continua depois da publicidade
Leia também
Um mês do ataque a creche em Blumenau é tema do podcast SC em 5 minutos
SC tem 5 das 7 cidades com maior valorização de imóveis no Brasil