A Guarda Municipal de Blumenau não fará a orientação do trânsito durante o primeiro desfile da Oktoberfest 2019. A decisão foi divulgada às 18h desta quarta-feira (9), uma hora e meia antes do início da solenidade. A Polícia Militar assumirá a operação do desfile e a logística do trânsito, tendo apoio da Secretaria Municipal de Manutenção e Conservação Urbana para retirada dos cavaletes.

Continua depois da publicidade

Os agentes optaram por não fazer hora extra nesta quarta, como ocorria nos nos anteriores em dias de desfile. A categoria cumpriu a escala normal, de seis horas e meia, e deixou o trabalho em seguida. Conforme Sandro Fávero presidente da Associação dos Guardas Municipais de Blumenau e Região Metropolitana do Vale do Itajaí (Asguard), a decisão ocorreu como forma de protesto ao não atendimento das demandas da categoria.

— Ainda não houve pagamento por parte da prefeitura de adicional de insalubridade e a periculosidade pelo uso da motocicleta foi paga apenas para alguns — afirma.

A Prefeitura enviou nota esclarecendo o caso e reforça que manterá os prazos previamente acordados com a comissão que negocia as demandas da categoria. O texto também ressalta que o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) foi surpreendido com a decisão.

Continua depois da publicidade