A Polícia Militar de Santa Catarina informou que vai apurar uma denúncia de abordagem violenta de agentes contra uma pessoa em situação de rua. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a situação envolvendo policiais militares em Florianópolis. O caso teria acontecido no bairro Estreito, nesta terça-feira (01), por volta das 13h. Quem grava as imagens narra que um dos policiais estaria estrangulando o homem, que não reage, e depois chutando ele. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O vídeo foi compartilhado pelo padre Julio Lancellotti, conhecido pela luta pelos direitos de pessoas em situação de rua. A gravação foi feita por pessoas que assistiram a cena do outro lado da rua. Nela, aparecem dois policiais, um homem e uma mulher. De luvas, o policial pega com uma mão o homem negro, que está sentado em frente à um prédio residencial, e o empurra para trás. A mulher assiste. Em seguida, o policial desfere um chute no homem. 

Em nota, a Polícia Militar disse que a ação se tratava de uma “Averiguação de Pessoa em Atitude Suspeita”, e que o comando do 22º Batalhão da PM, responsável pela região do ocorrido, fará a apuração das circunstâncias da ocorrência. De acordo com a PMSC, após essa primeira etapa, um procedimento será instaurado para apurar a conduta dos policiais militares envolvidos.

No comunicado, a Polícia Militar ressaltou que faz parte da Força Tarefa de Defesa, Orientação e Apoio (DOA), que busca melhores oportunidades, e apoio às pessoas em situação de rua.

Continua depois da publicidade

Nas imagens, as pessoas que gravam falam que o homem está sendo estrangulado e reagem à cena, é possível ouvir uma mulher taxando a ação como um “absurdo”.

Assista ao vídeo

Leia também

Quem era o trabalhador morto em acidente com elevador em Balneário Camboriú

Número de novos imigrantes dispara em SC e estrangeiros buscam no Estado recomeço e lar

Advogado é preso em Florianópolis tentando entrar em presídio com droga embaixo da calça