O comando do 21º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina abriu uma sindicância para apurar a conduta dos agentes que atuam na região do Santinho, em Florianópolis, após confusão envolvendo um policial e funcionários do posto de saúde do bairro na última terça-feira, 27.
Continua depois da publicidade
De acordo com relatos de servidores que pediram para não ser identificados, um policial militar parou seu carro particular no estacionamento destinado aos funcionários dos posto, ocupando duas vagas, e saiu para o trabalho. Quando ele retornou, percebeu que três pneus estavam furados. Os funcionários argumentaram que não sabiam quem foi, pois estavam trabalhando, mas já era tarde e a confusão tinha começado.
O policial chamou apoio dos colegas para registrar um Boletim de Ocorrência por crime de dano. Porém, quando chegaram ao local, segundo relato de testemunhas, os policiais bloquearam a saída de todos os veículos do estacionamento, aplicaram multas e guincharam os carros. Diante da situação, os funcionários do posto de saúde fecharam as portas do local e encerraram o atendimento. Na quarta-feira, 28, o atendimento voltou ao normal.
— Instauramos uma sindicância para ver a questão técnica da aplicação das multas e do guincho. No primeiro momento, o policial foi vítima de crime de dano, mas estamos aguardando a sindicância para ver a questão técnica da (legalidade) aplicação das multas — informou o tenente-coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, comandante do 21º BPM.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com Sinval, ontem houve uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde para “apaziguar os ânimos” e tentar chegar a solução para o conflito.
— Não tem sentido essa animosidade entre servidores da Saúde e policiais militares — emendou o comandante.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está “buscando informações junto ao Ipuf no sentido de confirmar se a determinada área está autorizada para estacionamento de veículos ou não”. Acrescenta, ainda, que o local é utilizado como estacionamento “há 20 anos e até então nunca ocorreu problemas”.
Continua depois da publicidade
A secretaria também ressaltou que “todas as unidades de saúde possuem espaço de estacionamento destinado aos servidores e pacientes” e que “as duas entidades estão conversando e trabalhando juntas para resolver o impasse”. A unidade de saúde está atendendo normalmente e todos os serviços à disposição da população.