Grande parte dos blumenauenses que circula pelo Centro de Blumenau deve conhecer o pirata Jack Sparrow, que atua em algumas sinaleiras da rua XV de Novembro. Um vídeo gravado na última quinta-feira mostra o momento que o ator foi abordado por uma equipe de fiscalização da Secretaria de Planejamento, acompanhada de alguns policiais militares. As equipes estariam em fiscalização na região no momento em que abordaram o ator. O vídeo mostra os profissionais tentando contê-lo e logo em seguida, um policial quebrando a espada de brinquedo do pirata. O motivo da briga: os brigadeiros vendidos por Jack.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo abaixo:

O vídeo com cerca de um minuto já foi visualizado quase três mil vezes e mostra o enfrentamento entre o ator e as equipes de fiscalização. O trabalho foi realizado pela Fiscalização de Obras Particulares e Posturas da Secretaria de Planejamento e diretora, Maria Cristina Figueiredo, explica que a ação é rotineira e os brigadeiros foram incinerados. O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, afirma já ter conhecimento do assunto, apesar de não ter sido o responsável pela fiscalização. O foco da vistoria seriam os alimentos comercializados sem registro nos órgãos públicos.

– Certamente ele foi proibido pela fiscalização pois estaria sem o licenciamento. Para realizar esse tipo de comércio, a pessoa precisa cumprir as determinações legais – explicou Eduardo.

A Polícia Militar (PM) de Blumenau foi procurada, mas ainda não se manifestou publicamente sobre o fato.

Continua depois da publicidade

Profissional trabalha há cerca de um ano na cidade

O nome do pirata Jack é Ricardo, ele é natural do Rio de Janeiro e trabalha há cerca de um ano como artista de rua em Blumenau. Alguns dias após a apreensão, ele foi à Prefeitura e conseguiu recuperar o baú do pirata, também apreendido pela fiscalização. A intenção do ator é permanecer nas ruas de Blumenau, só que dessa vez, vendendo doces com autorização da Prefeitura.

Assim que foi publicado, o vídeo ganhou repercussão na internet e a maioria dos internautas que comentaram na página Bandoleiros do Caribe – primeira a divulgar o vídeo – posicionou-se a favor do ambulante. Opiniões como a de Georg Hafenstein foram a maioria:

– Há muitos brigadeiros, trufas e doces em geral que são caseiros que tem uma qualidade muito maior do que os industrializados! Acho errado isso, na minha opinião… só porque não paga imposto? Daí prende… em que mundo vivemos – postou o internauta.