Aplausos, olhares atentos, encantamento, vibração a cada passo e muito movimento. Da dança nos palcos, dos bailarinos de vários cantos do Brasil com direção a Joinville, do público que circula por plateias e feiras. Movimento do próprio evento em direção a novas cidades e públicos. Movimento define a 39ª edição do Festival de Dança de Joinville, que termina neste sábado (30) com a missão cumprida de fazer a dança ser o foco de todas as atenções por quase duas semanas.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com 550 grupos que apresentaram mais de 2 mil coreografias, esta pode ser chamada de a maior edição da história deste que é, oficialmente, o maior festival de dança do mundo. Pelo reencontro com o público de forma totalmente presencial após a pandemia, pelo retorno de atrações como a Noite de Gala e o Reencontro das Ruas e pelo crescimento do público, cada vez mais variado, em atrações que vão além da dança competitiva e envolvem movimentos culturais.

Com o próprio festival em movimento, esta edição se destacou também pelos palcos abertos, que quebraram mais ainda os limites do Centreventos Cau Hansen e levaram dança a Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Em Joinville, os palcos extrapolaram a região central e movimentaram praças, shoppings e escolas.

Na tradicional Feira da Sapatilha, a edição deste ano trouxe aos visitantes 121 expositores de produtos e serviços. O espaço, que reúne tendências em moda, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia, foi o ponto de encontro do festival durante o dia, com entrada gratuita e muita dança no palco aberto montado dentro do Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos.

Continua depois da publicidade

Apresentação durante o Festival 40+
Apresentação durante o Festival 40+ (Foto: Maykon Lammerhirt, Festival de Dança de Joinville)

Sem limite de idade para participar

Dentre todos os movimentos do Festival de Dança de Joinville, despontou em 2022 a presença da dança para todas as idades. Dos adolescentes do Meia Ponta até a grande novidade do ano, que foi o Festival 40+.

Direto de São Paulo em sua primeira participação em Joinville, o grupo “Jovens de Coração” traz no nome o que melhor representam, e conquistou o primeiro lugar na categoria “dança coreográfica livre” entre os participantes acima dos 60 anos.

> Festival de Dança de Joinville amplia oportunidades e dá espaço a todas as idades

Já nas categorias de dança de salão e dança popular folclórica, os grupos de Santa Catarina levaram a melhor e conquistaram os títulos do evento que é novato na programação, mas que permitiu aos dançarinos de muita experiência ter no Brasil um grande evento para subir ao palco e competir.

Assim, ampliando olhares e movimentando tudo que está ao redor, o 39ª Festival de Dança voltou a mostrar Joinville para o país como a capital da dança.

Continua depois da publicidade

Aulão de passinho movimentou o público durante o evento
Aulão de passinho movimentou o público durante o evento (Foto: Maykon Lammerhirt, Festival de Dança de Joinville)

Último dia marcado pelos campeões

O último dia do Festival de Dança de Joinville aconteceu neste sábado (30), com destaque para os bailarinos que venceram as categorias durante o evento. A Tarde dos Campeões reuniu as coreografias premiadas em primeiro lugar no Meia Ponta, em apresentações no Teatro Juarez Machado.

Mais tarde, foi a vez dos dançarinos acima de 16 anos que conquistaram os primeiros lugares nas noites competitivas voltarem ao palco para a Noite dos Campeões Sênior. Eles encerraram a programação no Centreventos Cau Hansen.

Além disso, também houve o segundo dia do Dog Dance Day durante a tarde, com a participação de cães e tutores em atividades que contemplaram dança, bem-estar animal e desfiles.

Por fim, a noite foi encerrada com uma das novidades do festival, a Major Ball, realizada em parceria com a MOFO. O evento foi inspirado na cultura de bailes dos Estados Unidos, como uma expressão performática da comunidade LGBTQIA+.

Continua depois da publicidade

Reencontro das Ruas voltou para a programação do Festival em 2022
Reencontro das Ruas voltou para a programação do Festival em 2022 (Foto: Maykon Lammerhirt, Festival de Dança de Joinville)

Leia também:

Fotos: Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville emociona com estrelas da dança

Fotos: Tensão, paixão e emoção marcam primeira noite do Festival de Dança de Joinville

Bailarina volta ao palco do Festival de Dança de Joinville após acidente: “Emocionante”

Apresentadores da NSC TV dançam em chamada especial para o Jornal do Almoço; assista