Em julgamento na noite desta quinta-feira (13), o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) confirmou a punição ao Hercílio Luz por escalação irregular no estadual. O Leão do Sul perdeu três pontos da primeira fase do Campeonato Catarinense. A pena de multa foi alterada, diminuindo de R$ 15 mil para R$ 10 mil.

Continua depois da publicidade

> Quatro em Campo acompanha julgamento do Hercílio Luz e analisa estadual

A sessão extraordinária do Pleno foi realizada após recursos do próprio Hercílio Luz e da Chapecoense, que se entendeu como prejudicada pela perda de pontos do Leão do Sul na primeira instância. A punição fez o Verdão do Oeste disputar duas vezes as quartas de final, superando o Figueirense após ter eliminado o time hercilista. Os pedidos, no entanto, não foram aceitos pelo Tribunal.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Com um entendimento igual entre cinco dos nove auditores que compoem o Pleno, a perda de pontos do Hercílio Luz foi confirmada. O clube foi enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pela escalação irregular do lateral-direito Alisson, na nona rodada do estadual, diante do Brusque. O Leão do Sul ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Continua depois da publicidade

> Ouça o Debate Diário: a eliminação do Figueirense do Catarinense 2021

O resultado do julgamento não interefere na situação do Campeonato Catarinense, apenas confirma o Hercílio Luz como décimo colocado, atrás de Concórdia e Figueirense, que passou a ser o oitavo. O Alvinegro já entrou na etapa quartas de final e foi eliminado pela Chapecoense. O Verdão do Oeste enfrenta o Marcílio Dias, enquanto Avaí e Brusque formam a outra chave das semifinais. 

Leia mais

> Faraco: Chapecoense apareceu e levou a vaga; Figueirense saiu fortalecido

> Figueirense terá reformulação para Série C e Jorginho aguarda até dez jogadores

> Avaí e Brusque conhecem datas e horários dos dez primeiros jogos na Série B 2021