Os três estados da região Sul poderão formar um novo país. A ideia, discutida desde a década de 90, volta a ser debatida – e agora será mensurada através de um plebiscito que vai acontecer no mesmo dia das eleições municipais deste ano.
Continua depois da publicidade
A consulta será extra-oficial e servirá, neste momento, para coletar a opinião de 5% do eleitorado brasileiro sobre a criação de um novo país formado por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O presidente do movimento em SC e um dos fundadores do grupo nacional, jornalista Celso Deucher, demonstrou otimismo com o debate.
-Já temos voluntários dispostos a participar da consulta em quase 900 municípios dos 1191 que compõem a região. Não queremos criar um novo estado, como se cogitou no passado com o estado do Iguaçu. Queremos é criar um novo país para o mundo. Ouça na reportagem:
A ideia é sustentada como uma alternativa à forma como a União se relaciona com os estados, na redistribuição de receita e criação de leis.
Se for aprovado no plebiscito informal de outubro, um novo, aí oficial, será organizado com a autorização da Organização das Nações e Povos Não representados (em inglês, UNPO). O processo não tem prazo para ser concluído.
Continua depois da publicidade
Na Câmara de Vereadores de Itajaí uma reunião às 19h30 desta quarta-feira vai discutir o assunto.