Uma ação realizada no Litoral de Santa Catarina reuniu surfistas para recolher plástico das praias e transformá-lo em brinquedos. A inciativa é da ONG Eco Local Brasil. Cerca de 150 brinquedos, como carrinhos e baldes de praia, foram doados nesta sexta-feira (24) a crianças atendidas pelo projeto Surf Social no Morro do 25, comunidade de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Moradores das comunidades do Maciço do Morro da Cruz reclamam de falta de assistência
Resíduos plásticos foram recolhidos em praias do Litoral catarinense entre esta segunda (20) e sexta-feira (24). A ação, chamada de Projeto Pé na Estrada, reuniu nomes como Matheus Navarro, seis vezes campeão catarinense de surf. Atletas como Xandi Fontes, da WSL Brasil, Saulo Lyra, Marco Polo, Gustavo Raupp e Laura Raupp também participaram.
Segundo o coordenador da ONG Eco Local Brasil, Filipe Oliveira, a ação realizada nesta semana recolheu aproximadamente 90 kg de plástico. A coleta dos materiais foi feita respeitando as regras de distanciamento social, por conta da pandemia do coronavírus.
Filipe Oliveira relata que ações ambientais realizadas pela ONG ao longo do ano passado resultaram na coleta de quase 16 toneladas de plástico. Os brinquedos doados às crianças em Florianópolis foram produzidos a partir dos resíduos que já haviam sido coletados anteriormente. O plástico recolhido nas praias de Santa Catarina nesta semana será usado para fabricar brinquedos e doá-los a crianças nas outras etapas do projeto.
Continua depois da publicidade
> Centro cultural de Florianópolis oferece aprendizado e renda emergencial durante a pandemia
Na próxima semana, a ação percorrerá praias do litoral de São Paulo e vai beneficiar crianças atendidas por projetos sociais em Santos, Guarujá, Maresias, Itamambuca e Praia Grande.