Foi concluído na manhã desta sexta-feira o plantio do novo gramado do Estádio Beira-Rio. Cerca de 600 mil mudas da grama tipo bermuda TifGrand (inédita em estádios do Brasil) foram colocadas no campo que receberá cinco jogos da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Confira as imagens do plantio do novo gramado do Beira-Rio
A expectativa é de que em 90 dias esteja em condições de uso o campo de jogo colorado. O plantio é supervisionado pelo engenheiro agrônomo Fábio Câmara, da empresa World Sports, responsável pelo projeto e construção do novo gramado.
– Em 90 dias o gramado terá o aspecto de pronto, mas não vai estar 100% maduro, o ideal seria passar por um ciclo de crescimento de primavera e verão – ressalva Câmara.
As mudas foram espalhadas manualmente em metade do campo entre a quinta-feira e a sexta-feira. Depois, uma plantadeira tratou de afixá-las no solo. Conforme o sócio proprietário e responsável técnico da empresa Green Grass (que realizou o plantio do novo gramado), Marcelo Matte, nos primeiros 10 dias após a colocação, a grama tem de ser irrigada de quatro a cinco vezes por dia. Após esse período, uma raiz de cerca de um centímetro se cria e os estolões (uma espécie de caule, onde se forma a grama) começam a crescer em paralelo ao solo. A partir daí, são necessárias apenas duas irrigações por dia.
Continua depois da publicidade
– A bermuda TifGrand foi trazida em 2012 dos Estados Unidos e também vai ser utilizada no campo de golfe olímpico no Rio de Janeiro em 2016 – acrescenta o responsável técnico.
O risco de ocorrerem problemas como os registrados com o gramado da Arena do Grêmio não existe, segundo ele:
– Existem gramas de clima quente e de clima frio. No Beira-Rio, vamos usar grama de clima quente e, no inverno, uma semeadura de grama de clima frio. Isso é chamado de overseeding. Vamos usar mudas de ryegrass, que é da família azevém, mas propriamente desenvolvida para gramados.
O gramado da Copa
– Uma equipe de 12 pessoas plantou, entre quinta-feira e sexta-feira, a grama bermuda TifGrand (trazida dos Estados Unidos no ano passado e inédita em estádios do Brasil) no Beira-Rio
Continua depois da publicidade
– Foram utilizadas por volta de 600 mil mudas
– Nos primeiros dez dias após o plantio, a grama tem de ser irrigada de quatro a cinco vezes por dia
– Passado esse período, as mudas criam raízes de cerca de um centímetro e os estolões (um tipo de caule, onde se forma a grama) começam a se espalhar em paralelo ao solo. A junção de um estolão com o outro é que forma o gramado.
– A partir daí, são necessárias apenas duas irrigações diárias
– A expectativa é que o novo campo de jogo do Inter esteja em condições de uso em até 90 dias, mas o ideal é esperar um pouco mais para usá-lo