Uma queimada saiu de controle e atingiu parte de uma plantação de pínus às margens da BR-101, no fim da tarde desta quinta-feira, em Araquari. O fogo se espalhou em uma área à beira do km 61 da rodovia, perto da antiga fábrica da Mabel.
Continua depois da publicidade
Bombeiros foram acionados para combater as chamas, que se alastraram pela mata seca rapidamente. O produtor rural Stefano Adolfo Stonki, de 60 anos, dono da plantação de pinus, também entrou na mata com a ajuda de amigos na tentativa de minimizar o incêndio.
As chamas foram controladas em poucas horas, mas Stefano lamenta o prejuízo, que ainda é incerto. Segundo ele, havia cerca de 20 caixas de abelhas na área atingida. A plantação de pinus, diz o produtor rural, também deve ficar comprometida.
-Mesmo quando o tronco não é atingido pelo fogo, ele cozinha por dentro. É uma árvore muito frágil. Com certeza, vão acabar morrendo – diz.
Continua depois da publicidade
Conforme Stefano, o corte dos pínus estava previsto para ocorrer em cerca de dois anos, reforçando a renda da família. As terras dele acabaram atingidas por uma queimada que começou no terreno vizinho, numa área de pasto.
Em Itapoá, no litoral Norte, outra área de plantação de pínus também foi atingida por uma queimada na região do bairro Saí-mirim, no final da tarde desta quinta-feira. Bombeiros de Itapoá e de Garuva trabalham para evitar a propagação do fogo.