Embora o governo do estado tenha apresentado o plano estadual de contingência para a retomada das aulas presenciais em SC, as prefeituras têm autonomia para definir um planejamento próprio de retorno, de acordo com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

Continua depois da publicidade

A volta às aulas na rede estadual de educação será destinada para reforço escolar dos alunos com dificuldades nas atividades remotas e se dará de forma gradual, de uma série a cada sete dias. A retomada começará pelo 3º ano do ensino médio até o sétimo ano do ensino fundamental.

>Plano de volta às aulas em SC prevê uso de máscara e distanciamento nas escolas; confira detalhes
> “Pare, olhe e escute” diz Mario Sergio Cortella sobre retorno das aulas pós-pandemia em SC

Em entrevista ao Bom Dia SC desta quinta-feira (10) a presidente da Unime/SC Patricia Luerdes explicou que o plano do estado serve de diretriz para as medidas a partir de agora. Conforme Patrícia, há possibilidade de que a educação infantil não retorne em 2020.

– As entrevistas e pesquisas que a gente têm feito mostram que mais de 80% das famílias (de alunos de educação infantil), caso voltem as aulas presenciais, não vão retornar. A gente vai ter que avaliar se vai ter uma diferença em retorno ou não (em relação ao plano do estado). (…) Vamos começar com os maiores, isso se tiver início – explicou.

Continua depois da publicidade

As aulas presenciais estão suspensas no Estado desde março por causa da pandemia do coronavírus. O retorno segue previsto para a partir de 13 de outubro, mas depende das condições sanitárias até lá.