Depois de assinar o Tratado da Mata Atântica junto com os estados do Sudeste e Sul do Brasil, Santa Catarina assumiu a responsabilidade de cumprir um conjunto de metas ambientais que prevê, entre outras ações, o plantio de 9 milhões de mudas de espécies nativas até 2026. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o cálculo é proporcional à população.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Até o momento não foram informadas quais espécies nativas serão utilizadas nesse plantio, que vai ajudar a aumentar o território coberto e preservado de 39% de Mata Atlântica no Estado, segundo dados do programa Florestas SC.

Cidades de SC registram novas enchentes e estragos em final de semana de chuva intensa

Decisões tomadas no Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em março de 2019 para reunir os estados das duas regiões e discutir cooperação em temas como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e turismo. A decisão aconteceu em uma reunião realizada em São Paulo, em outubro.

Continua depois da publicidade

Segundo o Cosud, o plantio das espécies levará em conta as particularidades de cada estado, além da criação de unidades de conservação e ampliação de programas de recuperação de nascentes e de regularização ambiental.

Doenças virais aumentam em Canoinhas depois do registro de enchentes

O acordo prevê ainda a criação de um plano integrado para o enfrentamento de eventos extremos, como chuvas e estiagens, e a intensificação de fiscalização ambiental e de combate ao desmatamento ilegal.

O próximo encontro está previsto para o período de 29 de fevereiro a 2 de março de 2024, no Rio Grande do Sul.

Leia também

Semifinal da Copa Santa Catarina é definida: confira classificação e confrontos

Temporada de cruzeiros deve movimentar quase R$ 1 bilhão em SC