Olhar o planeta terra do espaço é algo de tirar o fôlego. Imagine conseguir admirar o nosso planeta azul lá de cima. A Nasa, em português chamada de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, tem uma coleção de imagens do nosso planeta.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Estas imagens são obtidas através dos satélites, e também por astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, que orbita a 250 milhas acima da Terra, ou mesmo a caminho dela.
Como é a Terra vista do espaço de noite
A Terra vista do espaço de noite é algo sensacional. Fotografias noturnas da NASA deixam claro o quanto os seres humanos e os fenômenos naturais iluminam a escuridão.
Segundo Thomas H. Zurbuchen, administrador adjunto da Nasa escreveu no prefácio do e-book Earth at Night, que significa Terra à noite em tradução livre:
Continua depois da publicidade
“Os satélites espaciais da Nasa compilaram um registro sem precedentes de nosso planeta Terra e de sua luminescência na escuridão”.
As imagens mostram fontes de luz natural, como vulcões e incêndios florestais. Até mesmo é possível ver barcos de pesca na costa da Indonésia ao olhar a terra do espaço durante a noite.
A Nasa possui uma coleção de livros sobre a ciência e a beleza da exploração espacial, e Earth at Night é parte dessa coleção.
Veja como é o planeta Terra visto do espaço
A terra vista do espaço no olhar dos astronautas
Os primeiros humanos a verem a Terra realmente de longe foram os astronautas da Apollo 8, Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders.
Continua depois da publicidade
Uma curiosidade interessante sobre o planeta visto do espaço é que alguns astronautas que tiveram a oportunidade de ver a terra lá de cima ficaram com uma percepção diferente em relação ao nosso planeta.

> Mais de 2 mil meteoros já foram flagrados por estação no Norte de SC; veja vídeo
Inclusive, existe um livro chamado overview effect, que quer dizer efeito de visão geral em tradução livre de Frank White falando sobre isso.
Essa mudança de percepção do planeta é uma transformação cognitiva destas pessoas que ficam flutuando no espaço e conseguem ver a terra de outra forma.
Continua depois da publicidade
Para estas pessoas, a Terra é vista como uma bola azul, pequena e frágil, flutuando no vazio e protegida por uma fina atmosfera com a espessura aparente de uma folha de papel.
Já o astronauta da NASA Ron Garan, escreveu um livro chamado The Orbital Perspective, que em tradução livre significa “A perspectiva orbital, contando que sentiu uma tristeza grande ao olhar o planeta do espaço.
Para ele, a Terra parecia um paraíso, onde ficou difícil entender como tanta gente aqui no planeta passava fome, sede e enfrentava tantos conflitos.
Para o astronauta francês Thomas Pesquet, que passou seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional, ver a Terra do espaço é realmente de tirar o fôlego, mas também algo muito alarmante.
Continua depois da publicidade
Para ele, nossa “bola azul que chamamos de lar” está com sua beleza manchada, e os efeitos das mudanças climáticas são bastante visíveis, mesmo de tão longe.
Ele, que já esteve no espaço em 2016, conseguiu ter uma visão diferente, especialmente das geleiras recuando visivelmente e o aumento dos eventos climáticos extremos.
Por causa da sua percepção do Planeta Terra visto do espaço, ele apoiou a pesquisa da FAO sobre inovação agrícola.
Para ele, nosso planeta precisa mudar pois é um local com recursos cada vez menores.
O que por enquanto é algo exclusivo destes astronautas, provavelmente em um futuro próximo pode ser também a realidade de pessoas comuns, que conseguirão ver o nosso querido planeta azul do espaço.
Continua depois da publicidade
> Homem mais rico do mundo, Jeff Bezos viaja espaço nesta terça-feira
Quais câmeras são usadas para tirar fotos do planeta terra do espaço
A corrida espacial começou nos anos 60, onde os astronautas da União Soviética usavam câmeras Hasselblad para fotografar não só o nosso planeta, mas também para registrar qualquer imagem do espaço.
Porém, a NASA sempre procurou os melhores equipamentos, e foi assim que nasceu a parceria com a Nikon.
O astronauta americano que passou mais tempo no espaço foi Jeff Williams, e ele ficou 534 dias registrando imagens estonteantes com sua câmera Nikon D4FX.
> Supernova 2022: as consequências do fenômeno astronômico
Um pouquinho sobre o Planeta Terra
A terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior do Sistema Solar, e segundo os cientistas, surgiu há cerca de 4,5 bilhões de anos.
Continua depois da publicidade
Esse cálculo é feito através de rochas radioativas, encontradas na crosta, onde a mais antiga data de 3,8 bilhões de anos.
Até onde sabemos, é o único planeta do sistema solar capaz de abrigar a vida, pelo menos da forma como conhecemos.
Nosso planeta tem 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético, bem no centro terrestre.
A Terra é o mais denso dos grandes corpos do Sistema Solar e sua atmosfera é composta por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros componentes.
Continua depois da publicidade
Uma curiosidade interessante é que a atmosfera da Terra, assim como a de Vênus e Marte, tem origem secundária, ou seja, não se formou da nebulosa primitiva que deu origem ao sistema solar.
A crença é que a atmosfera tenha se formado a partir dos gases que emanaram dos vulcões após o planeta já ter se formado.
Certamente não há uma única forma de descrever a terra vista do espaço. Para cada astronauta essa visão pode ser diferente, revelando um local frágil ou encantador.
Para a maioria das pessoas, é impossível imaginar a vida fora da Terra, já que um número bem restrito de pessoas tiveram essa experiência.
Continua depois da publicidade
Para as pessoas que têm curiosidade sobre como é o nosso planeta terra visto do espaço, o ideal é se deliciar com imagens estonteantes da NASA, tiradas por estes astronautas que tiveram o privilégio de registrar o nosso planeta quando estiveram em órbita.
A História que o Céu nos Conta: a expansão
Leia também
Relembre os relatos de aparições e sinais de ETs em Santa Catarina
Vai ter chuva de meteoros em Santa Catarina? Entenda
Conheça a verdadeira história das bruxas condenadas no Brasil