O Planeta possui prazo de três anos para controlar o aquecimento global e evitar uma grande catástrofe ambiental, segundo o que alertou a Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da organização afirmou que os próximos 36 meses serão cruciais para manter o Planeta dentro da meta firmada no Acordo de Paris por 196 países. Caso contrário, tempestades devastadoras, cidades debaixo d’água ou mesmo municípios sem abastecimento de água vão afetar a população. De acordo com especialistas, o tempo é “agora ou nunca”.
— As emissões de gases de efeito estufa que têm causado o aquecimento global estão nos níveis mais altos da história da humanidade — afirmou um cientista do Painel Intergovernamental da ONU.
Os pesquisadores destacam que as emissões devem dobrar o limite de aquecimento – de 1,5° para 3,2° – previsto no Acordo, até o fim do século. Segundo eles, é possível reduzir as emissões até 2070 desde que elas não atinjam o seu pico máximo antes de 2025.
Continua depois da publicidade
> Aquecimento global: causas do efeito estufa
> 7 cidades do Brasil que podem sumir; entenda o motivo e veja projeção
— Alguns líderes governamentais e empresariais estão dizendo uma coisa, mas fazendo outra. Ou seja, estão mentindo. E os resultados serão catastróficos — alertou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que 99% dos habitantes do planeta respiram ar fora dos padrões de qualidade e que cerca de 7 milhões de mortes poderiam ser evitadas. As partículas poluentes do ar provocam impactos respiratórios, cardiovasculares e, em muitos casos, derrames.
Leia também
O aquecimento global e a elevação do mar; cidades de SC podem ter problemas
Relatório do Clima ONU: entenda o documento e o “alerta vermelho”