O fim do ano se aproxima e, além das festas de Natal e Réveillon, os trabalhadores esperam ansiosamente pelo 13º salário. Para muita gente, a grana extra vem para quitar dívidas acumuladas ao longo do ano. Mas para quem se planejou pode ser usá-lo com lazer, como comprinhas ou até uma viagem. A Hora foi às ruas perguntar como a galera vai gastar o dinheiro e as respostas não foram diferentes: a maior parte dos entrevistados vai pagar contas e comprar presentes de natal, sem nem ver direito a cor do dinheiro.

Continua depois da publicidade

Nada de fazer contas novas

Para o vendedor Elison Rodrigues, o dinheiro tem destino certo desde outubro, quando fez 18 anos e planejou tirar carteira de motorista. O custo em torno de R$ 1,8 mil (carro e moto) é um pouco mais do que o jovem vai receber, mas ele já economizou outros meses para completar o valor:

– Não gosto de fazer dívidas, sempre pago à vista, por isso planejei pagar a auto escola. Cartão de crédito eu nem tenho, só débito – conta.

Continua depois da publicidade

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 82,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com o 13º, injetando R$ 143 bilhões na economia nacional.

Momento de pensar no próximo ano

O planejador financeiro Jailon Giacomelli, da empresa de assessoria financeira Par Mais, alerta que o início do ano é um período com muitas contas a pagar, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar para quem tem filhos, então é preciso destinar parte do dinheiro para estas despesas extras.

Além disso, Jailon ressalta que ressalta que agora é o momento para além de pensar em como vai gastar o 13º, planejar o próximo ano, para quem sabe chegar em dezembro de 2014 com menos dívidas e mais tranquilidade:

Continua depois da publicidade

– É importante traçar metas dentro do orçamento de cada pessoa ou família. Colocar na ponta do papel todos os custo, inclusive com restaurantes, roupas. Quando se tem organizado o quanto se pode gastar em cada coisa, é possível viver melhor.

Não caia em armadilhas

Muitos bancos e instituições financeiras oferecem empréstimos como antecipação do 13º salário, mas Jailon alerta que pode ser uma furada:

– No fim e início de ano sempre existem mais despesas do que o normal, então a pessoa vai precisar daquele dinheiro, e não vai ter, pois já vai estar comprometido com o pagamento do empréstimo.

Continua depois da publicidade

Ele explica que a antecipação só é vantajosa quando o cliente conseguir uma taxa de juros menor do que já tem em outra dívida. Uma boa dica é o trabalhador calcular quanto tempo precisaria trabalhar a mais todos os dias somente para pagar os juros e taxas.

Metade antes

Outra situação que pode ser ruim para quem não é disciplinado é quando a empresa oferece a possibilidade de receber a primeira parcela no meio do ano:

– Do ponto de vista financeiro, é melhor receber antes se for investir na poupança. Mas se o trabalhador já sabe que vai gastar, é melhor receber tudo no fim do ano, pois se metade já estiver comprometida, pode acabar ficando com mais dívidas.

Continua depois da publicidade

Prazos de pagamento:

-Até 30 de novembro: 1ª parcela

-Até 20 de dezembro: 2ª parcela

Continua depois da publicidade

Dicas:

Para quem está endividado

– Se tem dívidas, use o dinheiro para quitá-las ou renegociar, principalmente se for de cartão de crédito e cheque especial, que são juros muito altos.

Para quem está no zero a zero

– Este é o momento de fazer uma reserva de segurança. O ideal é a pessoa tenha em poupança o equivalente a três meses de salário, para o caso de demissão ou alguma necessidade especial estar preparado financeiramente.

Para que já tem economias

– Quem está em dia com o planejamento financeiro pode se permitir comprar um presente mais caro ou fazer uma viagem.

Continua depois da publicidade

Para todo mundo

– Planejar o ano seguinte. Com organização é possível viver com mais tranquilidade

Fala Povo: O que você vai fazer com seu 13º salário?

Evandro Siqueira, 23, garçom

Eu me mudei faz pouco tempo, então vou usar o dinheiro para comprar coisas que preciso para minha casa.

Karina Aristides,26,frentista

Vou pagar as contas, e com o que sobrar pretendo comprar uns presentes de natal.

Tiago de Jesus da Silva, 29, operador de caixa

A primeira parcela que veio em novembro já gastei tudo, e a segunda já está comprometida. É tanta despesa que a a gente acaba gastando por antecipação.

Alessandra Lucia Machado, 17, balconista

Estou grávida de sete meses, então vou usar para comprar o que falta para o enxoval do meu filho que está a caminho. Geralmente eu guardava, mas agora sei que vai aumentar a despesa.

Continua depois da publicidade

Luis Henrique Souza, 39, projetista

Como eu sou comissionado, o 13º é pouco, porque é sobre o salario base. Eu acabo nem contando muito com esse dinheiro, porque essa época de fim de ano não é muito boa pra empresa.

Alcione Souza Moraes, 45, vendedora

Não tenho dívidas, então vou usar o dinheiro para comprar presentes para os meus netos e roupas para mim.

Elison Rodrigues, 18 anos, vendedor

Vou utilizar o dinheiro para fazer minha carteira de motorista, já tinha planejado desde que fiz 18 anos, em outubro.

Continua depois da publicidade

Rosa Ortiz, 31, vendedora

Estou esperando desde o início do ano esse dinheiro para colocar o piso da cozinha na minha casa. Estou reformando aos poucos, sempre que entra um dinheiro vou fazendo uma coisa nova.