O amanhecer desta quinta-feira (29) foi de frio recorde em Santa Catarina, com temperaturas negativas na casa de -8ºC e registro de neve em pelo menos 22 cidades – a maioria na Serra. O frio não foi muito diferente no Planalto Norte, onde os termômetros também marcaram valores negativos, embora sem o registro de neve.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com as estações meteorológicas da Epagri/Ciram, a temperatura mais baixa registrada na região foi em Campo Alegre, com -2,9ºC. A vizinha São Bento do Sul teve mínima de -2,54ºC. Cidades como Papanduva, Rio Negrinho e Major Vieira também tiveram mínima na casa dos 2ºC.

Em Joinville, segundo as estações particulares do engenheiro ambiental Diego Soares, o dia amanheceu com mínimas abaixo de -2ºC na Serra Smith, no limite com Campo Alegre e na Serra Dona Francisca. Na Zona Sul de Joinville os termômetros marcaram 3,2ºC.

E o frio deve seguir na região ainda. O amanhecer de sexta-feira (30) será novamente de temperaturas muito baixas em Joinville, com a previsão apontando mínima de 4ºC na cidade. 

Continua depois da publicidade

Devido ao frio intenso, a prefeitura preparou um abrigo emergencial no ginásio Abel Schulz para receber a população em situação de rua para pernoite. No local, também serão oferecidos jantar e café da manhã, além de colchões e cobertores para acomodar aqueles que procurarem o local.

O ginásio também funcionará como um ponto de coleta para doações de colchões, cobertores e roupas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará disponível durante todo o dia no local para receber, separar e destinar os donativos. As doações serão recebidas a partir de terça-feira (27), às 8h.

Leia também

Depois da neve em SC, vem por aí a madrugada mais fria desse ar polar

Gelo no asfalto em seis rodovias de SC provoca alerta da polícia rodoviária; veja fotos