O Palácio do Planalto divulgou, nesta sexta-feira, nota oficial em que desmente reportagem sobre a possível saída do ministro Aloizio Mercadante da chefia da Casa Civil da Presidência da República. Por meio do comunicado, a Secretaria de Comunicação Social diz que Mercadante “detém toda confiança” da presidenta Dilma Rousseff e que mantém trabalho “fundamental para a gestão”.

Continua depois da publicidade

De acordo com a nota, o ministro tem colaborado na construção da estabilidade política, “fator importante para a criação do ambiente necessário para a retomada do crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda”.

Ministros e senador negam ter recebido doações irregulares

Marta Sfredo: troika à brasileira na junta

Reportagem publicada na edição desta sexta pelo jornal Folha de S.Paulo diz que Dilma estaria avaliando a troca de Mercadante por alguém que não seja filiado ao PT. A mudança também é vista como uma forma de solucionar, em parte, a crise vivida pelo Planalto, já que o atual ministro, que participa da articulação política, tem sido criticado nos bastidores por integrantes do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer. A intenção é que o substituto tenha boa receptividade tanto na base aliada quanto na oposição, na tentativa de melhorar a governabilidade e diminuir as derrotas que o governo vem sofrendo no Congresso.

Continua depois da publicidade

Segundo o Planalto, o texto publicado pelo jornal não condiz com a realidade e serve para “fomentar especulações desnecessárias”. Após a publicação da nota no Blog do Planalto, no entanto, o jornal manteve a informação e disse que ela foi apurada com três interlocutores diferentes da presidente.

Brasil tem que ser mais competitivo e Congresso tem que ajudar, diz Mercadante

Delcídio diz que reforma ministerial começa a ser anunciada na sexta-feira

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Edinho Silva, disse que a presidente Dilma Rousseff “foi contundente” em negar a saída do ministro Aloizio Mercadante da Casa Civil. Segundo Edinho, logo pela manhã, antes de embarcar para o Piauí, a presidente Dilma o orientou a desmentir a informação, e reiterou que Mercadante tem sua total confiança.

Ministros ouvidos pelo jornal dizem que Mercadante não sairá do governo, mas será transferido para outro ministério na reforma administrativa anunciada pela presidente.

Leia as últimas notícias do dia

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo