O municípo de Planalto Alegre, no Oeste do Estado, está em situação de emergência em virtude da chuva de granizo ocorrido na sexta-feira passada. O decreto foi assinado pelo prefeito, Plínio Dallacorte (PMDB); na manhã desta terça-feira. A decisão foi tomada após levantamento preliminar das perdas.
Continua depois da publicidade
O granizo atingiu cerca de 70 propriedades e causou perdas de cerca de 15% nas plantações de milho, fumo e feijão. Nas lavouras de melão e melancia as perdas chegam a 50%.As fotos e a avaliação de danos serão encaminhadas para a Defesa Civil do Estado, que pode homologar ou não o decreto.
O documento também será encaminhado para a secretaria de Agricultura do Estado e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. -Vamos aguardar algum apoio para ser repassado aos nossos produtores- disse o prefeito.
Na segunda-feira uma chuva forte causo um desmoronamento em Chapecó. Houve queda de granizo mas de fraca intensidade. Em Concórdia há suspeita de que um raio tenha provocado um incêndio num alojamento religioso, mas ninguém estava no local.
De acordo com o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, a frente fria está se afastando de Santa Catarina o que diminui as chances de temporais no estado.
Continua depois da publicidade