Uma placa fotovoltaica transparente, um carregador sem fio ou uma bateria que aproveita a energia do movimento: novas e audaciosas soluções para alimentar smartphones cada vez mais ávidos por eletricidade. No grande congresso anual de telefonia móvel que começou no último domingo em Barcelona, a emergente empresa francesa Wysips apresentou os primeiros smartphones equipados com uma placa transparente que capta energia solar para carregar sua bateria.

Continua depois da publicidade

– É uma ilusão: as placas fotovoltaicas não são realmente transparentes. São algumas lentes colocadas em cima da tela que fazem crer ao olho que não há nada, apesar de existir – explicou em entrevista Ludovic Deblois, cofundador da Wysips.

Conectado à bateria, um componente extrafino, de meio milímetro de largura, é colocado entre a tela do celular, táctil ou não, e a placa LCD no momento da fabricação do telefone. Como resultado cerca de 20% mais de autonomia sempre que você deixar o celular ao ar livre e não no bolso. Também permite reativar um telefone sem bateria, após esperar alguns minutos, colocando o aparelho “sob a luz ou próximo de uma janela”, acrescentou Deblois.

Esta pequena empresa com sede em Aix-en-Provence, no sudeste da França, que lançará sua própria produção em dez meses, está hoje em negociação com “os membros do Top 10 mundial dos fabricantes de telefones” e espera ter um modelo no mercado antes do final deste ano, explica o diretor.

Continua depois da publicidade