O trabalho de soldagem feito na noite desta quarta-feira (13) para recolocar o pedaço de junta metálica que se soltou na ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, ainda não foi definitivo. A estrutura, semelhante a uma placa metálica, ainda precisará passar por reparos nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Conforme o fiscal do Deinfra, Cesar Wolff, o órgão irá receber novos parafusos por encomenda para finalizar o trabalho até o fim de semana.
Wolff explica que a ponte Pedro Ivo Campos é vistoriada todas as semanas e não havia expectativa de que a estrutura iria se soltar. Por isso não há material disponível para reposição e será necessário realizar a troca.
Ele afirma que os atuais parafusos "aguentam uns dois dias" até que sejam substituídos pelos novos.
Nesse período, a pista deve continuar liberada normalmente para o fluxo de veículos. Apesar do susto, o fiscal do Deinfra frisa que não há risco para os motoristas que passarem sobre a ponte de acesso à Ilha.
Continua depois da publicidade
— É só uma chapa que soltou os parafusos, não há perigo nenhum. A ponte está toda boa, não tem perigo nenhum — afirma Wolff.
Engenheiro diz que incidente poderia ter sido evitado
Integrante de uma comissão que vistoriou as estruturas das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos em 2014, o engenheiro Honorato Tomelin afirma que vários problemas foram identificados na época, como exposição de aço, quebra de placas de concreto e corrosão generalizada.
Nesses cinco anos, a tendência é que a situação tenha se agravado, já que a maresia compromete a cada dia a estrutura de concreto e, por consequência, de toda a ponte. A falta de manutenção, inclusive, foi o motivo que ocasionou o incidente desta quarta, na opinião do engenheiro mecânico.
Tomelin explica que o caso é relativamente comum, no qual os parafusos de fixação arrebentam da junta de dilatação da ponte e causam barulho toda vez que algum veículo passa por cima da estrutura.
Continua depois da publicidade
— É um barulho metálico, alto e perceptível para o motorista. Se algo fosse feito quando o barulho começou a ser ouvido, daria tempo de arrumar antes do pedaço da junta ter se soltado — frisa Honorato Tomelin.
Câmara aprova pedido de explicações
A Câmara de Florianópolis aprovou nesta quarta-feira (13) um requerimento do vereador Pedrão (PP) pedindo a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, para dar explicações sobre a situação das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.
Os vereadores querem saber informações sobre "investimentos nas pontes, histórico da manutenção, editais de licitação, tanto de manutenção quanto de fiscalização da obra e os laudos técnicos do Deinfra e dos peritos, demonstrando o atual estado de ambas". A data do encontro ainda não foi definida.
Mais cedo, o prefeito Gean Loureiro divulgou nota cobrando a reforma urgente das pontes que ligam o continente com a ilha.
Continua depois da publicidade
Confira nota na íntegra:
"A morosidade a qual tem passado o processo de reforma das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles tem causado grande apreensão em toda a cidade. Independente de partidos ou governos que passaram, é urgente uma resposta sobre a obra para toda a sociedade. O caso de hoje, envolvendo a junta de dilatação, pode até não ter relação com o estado da estrutura da ponte, mas agrava ainda mais a insegurança instalada na cidade em relação à travessia da Ilha ao Continente.
O Governo do Estado precisa vir a público falar sobre a obra e trazer tranquilidade às milhares de pessoas que utilizam as pontes diariamente. A Prefeitura, por sinal, não quer ficar somente no papel confortável de cobrar, mas se coloca à disposição tecnicamente, se necessário, para ajudar os órgãos estaduais em relação à obra. Como já disse, não nos interessa achar responsáveis pela omissão da manutenção das pontes, mas sim buscar a solução imediatamente e trazer tranquilidade aos moradores de Florianópolis. Reforma das pontes já, é urgente!
Gean Loureiro. Prefeito de Florianópolis."